Celebrações para velórios e exéquias | Paulus Editora

Releases

29/08/2023

Celebrações para velórios e exéquias

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Celebrações para velórios e exéquias
Autor: Pe. Antônio Francisco Bohn
Coleção: Liturgia festa do povo
Acabamento: Brochura
Páginas: 144
Dimensão: (AXC) 18,00 x 12,50
Área de interesse: Pastoral/ Espiritualidade

Obra propõe itinerário com orações, celebrações e orientações próprias para velórios e exéquias

Publicado pela PAULUS Editora, a 2ª edição da obra “Celebrações para velórios e exéquias”, de autoria do Pe. Antônio Francisco Bohn e parte da coleção “Liturgia festa do povo”, deseja colaborar para que se celebre a esperança nos momentos em que a dor invade e desafia a fé do coração de muitos cristãos que passam pelo processo do luto em família, junto a amigos e diversos outros entes queridos. 

Na certeza da ressurreição e o alcance da vida eterna em Cristo Jesus e com o objetivo de auxiliar todo o povo de Deus em momentos de extrema dor, este subsídio sugere um itinerário próprio com múltiplas orientações e celebrações para velórios, recitação e reflexão dos mistérios da alegria, da dor, da glória e da luz, além de outras iniciativas como a celebração eucarística da esperança, celebração da Palavra de Deus e, por fim um conjunto de orações fúnebres para momentos de despedida. 

O livro está dividido em quatro partes com as temáticas centrais “Celebrações”, “Recitação dos mistérios meditados”, “Ritos e orações” e um apêndice com orientações para o ministério do consolo e esperança, e sugestões de mensagens de esperança para as famílias. Outro destaque são as imagens que inspiram e auxiliam a cada reflexão.

Embora existam ocasiões de extrema dor e muitos questionamentos sobre a vida e o seu fim último, maior é o consolo dado por Deus para que ao longo do tempo, o vazio abra um espaço apenas para a saudade e a esperança da vida eterna. Além das abordagens citadas, esta obra também traz orientações para o ministério do consolo e da esperança, além de algumas mensagens e meditações para serem utilizadas nas celebrações presididas por ministras e ministros leigos. 

Conforme a reflexão proposta no livro e menções do autor, diante dos mistérios da vida e da morte é possível crer que, para ressuscitar com Cristo, é preciso morrer com Cristo, é preciso deixar este corpo para ir morar junto com ele. Nesta perspectiva, este conteúdo crê que a morte é transformada por Cristo, pois Jesus, O Filho de Deus, sofreu a morte. Além disso, Pe. Antônio Francisco Bohn lembra que para os que creem a vida não é tirada, mas transformada, e, desfeito o nosso corpo mortal, nos é dado de novo um corpo que não mais perecerá. 

Para Dom Angélico Sândalo Bernardino, bispo de diocesano emérito de Blumenau e responsável pelo prefácio da obra, este subsídio irá auxiliar muitas pessoas que, mesmo em saudades e lágrimas, após abraçadas pela Igreja e seus membros, poderão ser consoladas para proclamar a certeza da vitória da vida sobre a morte e a esperança da ressurreição. 

Pe. Antônio Francisco Bohn cursou Teologia no Instituto Teológico de Santa Catarina, em Florianópolis, e especializou-se em Ecumenismo e Novos Movimentos Religiosos na América Latina, na Universidade de São Boaventura e no Instituto Teológico Pastoral para a América Latina, ambos em Bogotá — Colômbia. Faz parte do presbitério da Diocese de Blumenau e é autor de diversos livros religiosos e de formação pastoral.