Ficha Técnica
Título: Box: Paulo e a fidelidade de Deus – As origens cristãs e a questão de Deus
Autor (a): N. T. Wright
Acabamento: Brochura
Coleção: Avulso
Formato: 15.5 (larg) x 23 (alt)
Páginas: 2536
Área de interesse: Bíblica
Obra traz estudo profundo sobre o pensamento e a figura histórica do apóstolo Paulo
A PAULUS Editora, em parceria com a Editora Academia Cristã, apresenta ao público a versão em português do box “Paulo e a fidelidade de Deus – As origens cristãs e a questão de Deus”, originalmente lançado em inglês e escrito por Nicolas Thomas Wright, autor britânico bastante renomado e considerado um dos maiores biblistas e pesquisadores do Novo Testamento. Esta publicação é fruto de mais de trinta anos de um trabalho intenso de pesquisa, envolvimento integral e imaginativo do autor com o apóstolo, que culminou nesta publicação, que revela em partes os mistérios da imaginação teológica de Paulo, exímio pregador do Evangelho de Cristo.
Composta por 2.536 páginas e dividida em três volumes, a obra traz importantes aspectos do pensamento paulino partindo das realidades com as quais o apóstolo Paulo viveu – judaísmo, a cultura grega e a civilização romana, com o objetivo de revelar a universalidade do apóstolo dos gentios. Afinal, quais as características principais de Paulo? Qual os aspectos de sua missão? Em qual contexto histórico ele viveu? Como ele pensava a figura do Deus de Israel? De acordo com a apresentação da obra, N. T. Wright faz uma leitura magistral das cartas paulinas e integra, numa explanação bem fundamentada, realidades que situa Paulo no mapa Mediterrâneo antigo de maneiras inovadoras e, por vezes, desconhecidas pelo leitor.
Nesta perspectiva, Wright apresenta o apóstolo Paulo baseado na fé de Israel e, ao mesmo tempo, um Paulo apaixonado ao extremo e preocupado em levar o Evangelho de Jesus ao mundo pagão de seu tempo. Em síntese, o lançamento analisa a trajetória do apóstolo Paulo de forma profunda e abrangente, gerida com labor acadêmico.
No primeiro volume do box “Paulo e a fidelidade de Deus”, o autor aborda a relação do apóstolo com o seu mundo, sustentado no tríplice pilar do judaísmo, da cultura grega e a civilização romana. Na primeira parte, Wright situa o mundo no qual Paulo viveu, levantando a sua formação judaica, o profundo diálogo com a filosofia grega e os desafios provenientes do domínio do Império Romano. A segunda parte tenta desvendar a mentalidade de Paulo por meio de seus escritos e de sua prática pastoral, permeada de uma cosmovisão muito particular proveniente da intensa convivência com as três matrizes culturais anteriormente citadas.
O segundo volume da obra trata sobre o corpo teológico paulino explicitado na análise de suas epístolas. As cartas paulinas revelam a constituição de um pensamento teológico que se torna gênese da cristologia e da teologia trinitária através da visão do apóstolo do Deus Único de Israel e a face de Jesus, o Messias esperado por Israel.
Já o terceiro volume versa sobre a pessoa de Paulo dentro de seu contexto histórico, com suas relações civis, políticas e religiosas com o Império Romano e com a nova cultura cristã na qual o apóstolo foi inserido. Entre o escopo das culturas descrito na obra, Wright trata sobre o importante diálogo do apóstolo dos gentios com a filosofia grega e algumas escolas de pensamento como os estoicos, bem como a situação de Paulo convertido dentro do contexto judaico.
No parte final da obra, o autor aborda a pessoa de Paulo, dentro de seu contexto histórico, com suas relações civis, políticas e religiosas com o Império Romano e com a nova cultura cristã na qual o apóstolo foi inserido. Dentro das culturas, Wright trata sobre o importante diálogo do apóstolo dos gentios com a filosofia grega e algumas escolas de pensamento como os estoicos, bem como a situação de Paulo convertido dentro do contexto judaico.
Segundo N. T. Wright, o centro do livro é a parte 3, que é uma descrição completa da Teologia de Paulo. “Eu descrevo esta Teologia não nos termos dogmáticos tradicionais ocidentais, católicos ou protestantes, mas nos termos que teriam sido familiares a Paulo em seu contexto judaico no primeiro século. Paulo repensa quem é o Deus de Israel, em torno de Jesus e do Espírito.”, afirma.
Nicolas Thomas Wrigth nasceu em Morpeth, Northumberland, na Inglaterra, em 01/12/1948. Ele é bispo da Igreja Anglicana e é considerado um maiores biblistas e pesquisadores do Novo Testamento, com especialização no Corpus Paulinum e no Cristianismo Primitivo. Atuou como professor junto ao St.Mary’s College, na University of St. Andrews, e se tornou pesquisador sênior do Wycliffe Hall da Universidade de ofOxford.