Box Bento XVI – A vida | Paulus Editora

Releases

16/12/2021

Box Bento XVI – A vida

Por Imprensa

Ficha técnica
Título: Box Bento XVI – A Vida
Autor: Peter Seewald
Coleção: Ratzingeriana
Acabamento: Brochura
Formato: 16 (larg) x 23 (alt)
Páginas: 1476
Área de interesse: Teologia, Biografia

“Uma biografia que se pode considerar, sob vários aspectos, definitiva.”

A PAULUS Editora lança o box “Bento XVI – A vida”, a aclamada biografia do Papa emérito escrita por Peter Seewald, respeitado jornalista alemão e biógrafo do Papa emérito. Lançada originalmente em alemão, em maio de 2020, a publicação está subdividida em seis partes, compostas por 74 capítulos, além de trazer fotografias de diversos momentos da vida do pontífice. No Brasil, o livro foi lançado de forma exclusiva pela PAULUS Editora no formato box, contendo dois livros.

Na obra, Seewald conduz o leitor a percorrer os principais eventos da vida de Joseph Ratzinger, desde as origens de sua família, sua infância, formação, a relação de proximidade com o irmão Georg, a religiosidade da família, o regime nazista e a Segunda Guerra Mundial, o período em que esteve no Exército, a vida no seminário, a ordenação sacerdotal, seus anos como professor, arcebispo de Munique e Freising, sua nomeação para prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, a eleição para Papa, em 19 de abril 2005 – adotando o nome de Bento XVI-, a renúncia em 11 de fevereiro de 2013 e sua rotina atualmente, como Papa emérito.

Para a produção da hercúlea biografia, Seewald fez mais de 2 mil perguntas ao biografado ao longo de 30 anos de convívio. O autor baseou-se ainda em outras entrevistas de Bento XVI, publicações, discursos, cartas, fotografias, jornais, revistas, análises da obra teológica, além de contar como o auxílio de pessoas muito próximas ao Papa emérito, como o irmão Georg Ratzinger; dom Georg Gänswein, secretário particular de Bento XVI, entre outros. “Graças a essa meticulosa pesquisa, Seewald oferece uma imagem viva de Bento XVI. Uma biografia que se pode considerar, sob vários aspectos, definitiva”, afirma na apresentação da obra o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo e presidente da Sociedade Ratzinger Brasil e Monsenhor Antonio Luiz Catelan Ferreira, nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e secretário da Sociedade Ratzinger Brasil.

“Como papa de uma época de transição, Bento XVI é tanto o final do antigo quanto o começo de algo novo, um construtor de pontes entre os mundos. Ele mostra que a religião e a razão não são antagônicas. Que justamente a razão é a responsável por evitar que a religião resvale para loucas fantasias e fanatismos. Ele cativa com seu jeito nobre, seu elevado espírito, a honestidade da análise e a profundidade e a beleza de suas palavras”, afirma o autor no prefácio.

Em “Bento XVI – a vida”, o leitor acompanha os detalhes e pormenores da vida daquele que é considerado um dos teólogos e pensadores mais importantes de nossa época. O autor também aborda temas delicados, como os escândalos vividos pela Igreja durante o papado de Bento XVI e os motivos que o fizeram renunciar. Seewald contextualiza os períodos relatados na obra, numa envolvente narrativa. O livro é indicado para bispos, padres, religiosos, religiosas, estudantes, leigos e todos aqueles que admiram a vida e a obra de Bento XVI.

Peter Seewald nasceu em 1954, na cidade de Bochum (Alemanha). É um dos autores sobre religião mais respeitados na Alemanha atualmente. Trabalhou como jornalista de Stern, Spiegel e Süddeutsche Zeitung. Ao longo de sua carreira, consolidou-se como um dos escritores mais próximos ao Papa Bento XVI, entrevistando-o por horas incontáveis. Essas entrevistas deram origem a quatro livros, o primeiro dos quais foi publicado em 1996, sob o título de “O sal da terra”. Em 2000, veio a lume “Deus e o mundo”; em 2010, “Luz do mundo” e em 2016, “O último testamento”, no qual o Papa emérito faz um balanço de seu pontificado e aborda temas como sua renúncia e o pontificado de seu sucessor. Peter Seewald é casado e tem dois filhos.