As 55 bem-aventuranças do Novo Testamento | Paulus Editora

Releases

29/03/2023

As 55 bem-aventuranças do Novo Testamento

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: As 55 bem-aventuranças do Novo Testamento
Autor: Isidoro Mazzarolo
Coleção: Temas bíblicos
Acabamento: Brochura
Formato: 21 (larg) x 13 (alt)
Páginas: 224
Área de interesse: Bíblica

Obra reflete as bem-aventuranças da Bíblia numa perspectiva de impactos sociológicos, jurídicos, econômicos e teológicos Exegese e hermenêuticas

A PAULUS Editora lança o livro “As 55 bem-aventuranças do Novo Testamento: Impactos sociológicos, jurídicos, econômicos e teológicos Exegese e hermenêuticas”, novo título da coleção “Temas Bíblicos”, escrito por Isidoro Mazzarolo. Nesta obra, o autor convida o leitor a refletir sobre as 55 bem-aventuranças encontradas no Novo Testamento e repetidas por vezes nas narrações bíblicas, numa perspectiva da vida real e, em diferentes seguimentos da sociedade, a fim de que elas não se detenham apenas aos discursos do Sermão da Montanha proferidos pelo Cristo em seus ensinamentos, ao contrário, sejam verdadeiras portas de entradas para outras reflexões do cotidiano.

Nesta publicação, estão as seguintes indagações: Porque a Bíblia repete tantas bem-aventuranças? E por que proclama felizes justamente as pessoas pobres, perseguidas e sofredoras da sociedade? Afinal, o que significa realmente ser bem-aventurado?  Essas e tantas outras perguntas têm resposta neste livro.

No prefácio da obra, o biblista Valmor da Silva lembra que o tema da bem-aventuranças proposto pelo autor, percorrem toda a Bíblia, em especial o Novo Testamento, assim como também atingem todos os âmbitos da vida, quer pessoal, quer comunitária e social. Segundo Valmor, as chamadas bem-aventuranças constituem assuntos reflexivos para estudo, assim como para meditação e, sobretudo, para a vivência prática, a medida que também propõem um programa de vida, ideal religioso e meta final para a vida cristã.

Segundo o autor, os conteúdos apresentados são extraídos dos textos gregos originais do Novo Testamento frente a uma tradução explicada e detalhada, e com uma linguagem fluente e acessível, unida à erudição acadêmica conduzida pelo próprio autor. Com esse viés, a publicação pretende motivar um impacto social, jurídico, econômico e teológico, interpelando a sociedade e a administração pública em sua totalidade.

O livro está dividido em oito capítulos com os temas centrais: “As bem-aventuranças no Evangelho de Mateus”; “As bem-aventuranças no Evangelho de Lucas”; “As bem-aventuranças em Paulo”; “As bem-aventuranças nos Atos dos Apóstolos e nas cartas Pastorais”; “As bem-aventuranças no Evangelho de João”; “As bem-aventuranças no Apocalipse”; “As sete bem-aventuranças” e conclusões. Além disso, a obra traz diversas referências dos textos bíblicos e obras de referência nos estudos de Isidoro Mazzarolo.

Em suma, o conteúdo deseja demonstrar de forma acadêmica e, ao mesmo tempo popular como os discursos das bem-aventuranças possuem uma clara conexão com a vida concreta das pessoas, independentemente de suas convicções religiosas, políticas ou culturais.

 Isidoro Mazzarolo nasceu em Veranópolis (RS), em 1953. Cursou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul, Teologia na PUCRS, mestrado em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma, doutorado pela PUCRJ e PhD pela École Biblique et Archéologique de Jerusalém. Atualmente é professor de Teologia Bíblica na PUCRS.