Artes do Caipora em cordel | Paulus Editora

Releases

12/08/2013

Artes do Caipora em cordel

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Artes do Caipora em cordel
Autor: Marco Haurélio
Ilustrador: Luciano Tasso
Coleção: Mistura Brasileira
Acabamento: Grampeado
Formato: 21 cm x 27 cm
Páginas: 48
Área de interesse: Infantojuvenil

Presença marcante em todo o Brasil, desde o tempo em que havia muitas florestas e caça abundante, o Caipora é um duende que assombra e persegue os caçadores que abatem mais animais do que necessário à sua sobrevivência. Embora seja confundido com o Curupira, tem alguns traços marcantes que ora diferenciam, ora o aproximam desse mito.

É esse o tema que Marco Haurélio, poeta popular e folclorista, aborda na obra Artes do Caipora em cordel; um livro ricamente ilustrado por Luciano Tasso, narrado em cordel, costurando dois contos em que o Caipora figura como assombração das matas tropicais.

“Toda coberta de pelos
Era aquela criatura.
Quando pude ver melhor
Sua sinistra figura,
Fiquei tão apavorado,
Quase à beira da loucura.”

De acordo com o autor, a história do Caipora, que monta um porco do mato e ressuscita todos os animais abatidos, foi recolhida, ainda, pelo folclorista João da Silva Campos no Recôncavo baiano. A aparição da entidade à luz do dia, posterior ao encontro na floresta, no entanto, foi trazida por colonizadores portugueses.

“O personagem de nossa história é um caçador que, desrespeitando o conselho do pai, põe em risco sua segurança. Recontada em sextilhas de cordel, e narrada em primeira pessoa, pelo caçador, a história fica mais atraente por fundir, em um só texto, duas narrativas tradicionais que muito dizem da nossa identidade que tem, no folclore e no cordel, dois pilares de sustentação. É o que chamo de o abraço da tradição”, completa Marco Haurélio.

Da coleção Mistura Brasileira, a obra conta com ilustrações e excelente bibliografia para consulta; um verdadeiro guia para o leitor compreender o assunto proposto e sentir-se incentivado a continuar seus estudos em cordel.

Marco Haurélio é autor, entre outros, de Contos folclóricos brasileiros (PAULUS), A lenda do Saci-Pererê em cordel (PAULUS), , além de versões rimadas de A megera domada, de Shakespeare, e O conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas, para a coleção Clássicos em cordel, da Editora Nova Alexandria.

Luciano Tasso formou-se em Comunicação Social pela Escola de Comunicação e Artes da USP, e desde 2007 atua como ilustrador para livros e revistas, na produção de filmes e séries animadas e Histórias em Quadrinhos.