Antropologia – Religiões e valores cristãos | Paulus Editora

Releases

03/03/2017

Antropologia – Religiões e valores cristãos

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Antropologia – Religiões e valores cristãos
Autor: Lino Rampazzo
Coleção: Estudos antropológicos
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 cm x 21 cm
Páginas: 264
Área de interesse: Antropologia e Teologia

Obra da PAULUS reflete sobre as religiões e os valores cristãos à luz da antropologia

A obra Antropologia – Religiões e valores cristãos, de Lino Rampazzo, tem como objetivo fazer a redescoberta do ser (antropologia), do crer (religião) e do agir (ética). A abordagem antropológica utilizada pelo autor é fruto de uma longa reflexão sobre os mais variados níveis do conhecimento (popular, científico, filosófico e teológico), com a finalidade de apresentar as diferentes manifestações do ser humano e suas respectivas problemáticas, inclusive no campo religioso, desconhecido para muitos.

Os três capítulos que compõem o livro estão divididos em “Antropologia”, “Religião e Religiões” e “A ética como ponto de encontro de todos os homens de boa vontade”. Neles encontra-se uma profunda análise de seus aspectos mais necessários e evidentes. Em “Antropologia”, são trabalhadas as diversas áreas do conhecimento, a fenomenologia do homem, os filósofos e o problema do homem, a autotranscedência e espiritualidade e a formulação do conceito de pessoa nos séculos IV e V.

No segundo capítulo, voltado especificamente para o fenômeno religioso, Rampazzo parte do tema da experiência religiosa e daí visita o hinduísmo, o budismo, o judaísmo, o cristianismo, o islamismo e os ritos afro-brasileiros para ressaltar a experiência religiosa como algo tipicamente humano, de tal modo que a história dessa experiência se confunde com a própria história da humanidade (p. 79). Depois de um largo caminho percorrido, embora não esgotada a riqueza de cada religião, o capítulo apresenta um interessante dado de hoje: o interesse místico-religioso do homem pós-moderno.

A última parte do livro trata de aspectos da ética aplicada, como confluência de tudo o que foi discutido anteriormente como valor e agir humanos. Por isso, busca apresentar o conceito de bioética, na perspectiva do respeito à vida nas suas mais distintas preocupações: aborto, alcoolismo, pena de morte, eutanásia, superpopulação, vida saudável e diversos outros. Em seguida, detém-se na área da sexualidade e família, na ética na vida socioeconômica e na comunicação social.

A PAULUS deixa para o leitor, a oportunidade de se “embrenhar” nos caminhos densos e sedutores da antropologia, da religião e da ética, buscando sempre contribuir para a humanização da cultura e propor novas pistas de ação em vista de um mundo mais justo e mais fraterno.