Anjos e demônios na Bíblia | Paulus Editora

Releases

24/02/2023

Anjos e demônios na Bíblia

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Anjos e demônios na Bíblia
Orgs: Luiz Alexandre Solano Rossi/ Valmor da Silva
Coleção: Temas Bíblicos
Acabamento: Brochura
Páginas: 152
Dimensões: (AxC) 21,00 X 13,00
Área de interesse: Bíblica

“Ouvidos que não se abrem para a mensagem jamais verão o mensageiro”. Luiz Alexandre Solano Rossi

A PAULUS Editora apresenta o livro “Anjos e demônios na Bíblia”, novo título da coleção “Temas Bíblicos”, organizado por Luiz Alexandre Solano Rossi e Valmor da Silva. Numa abordagem acadêmica e pastoral, a presente publicação apresenta alguns personagens muito comuns do imaginário das pessoas e, sobretudo, na vida das pessoas religiosas – os anjos e demônios.

De acordo com os autores, a visão dualista que distingue anjos e demônios como agentes do bem e do mal surge de uma evolução histórica que, no caso das Sagradas Escrituras, se desenvolveu a partir do contato com a cultura babilônica e com a religião da Pérsia, por volta do século VI a.C.

Para o estudo do tema, os organizadores reuniram importantes considerações de estudiosos bíblicos que oferecem ao leitor reflexões acerca desses personagens. O livro está dividido em cinco capítulos. No primeiro, com o tema “Quando os anjos e demônios eram criaturas de Deus”, o autor Valmor da Silva apresenta a ideia da ausência de um princípio do mal, ao longo do Antigo Testamento, período judaico que predominava a visão unitária de Deus, desde o início das histórias bíblicas até por volta do século VI a.C.

No segundo capítulo, “Anjos no Antigo Testamento”, o autor Luiz Alexandre Solano Rossi reflete sobre a presença dos anjos nos textos bíblicos, a partir dos relatos de pessoas que tiveram uma experiência com Deus por meio de seus mensageiros. No terceiro capítulo, Marcelo da Silva Carneiro traz o tema “Anjos no Novo Testamento”, uma abordagem a partir das ações e do ministério de Jesus Cristo.

No quarto capítulo, Alfredo dos Santos Oliva, analisa a presença dos “Demônios no Antigo Testamento, cenário marcado por uma visão monoteísta e focada na soberania de Deus. Já na quinta parte, intitulada “Demônios no Novo Testamento”, João Luiz Correia Junior fala sobre a presença dos espíritos impuros na sociedade e suas influências associadas às diversas doenças da época.

Em “Anjos e demônios em luta: a Apocalíptica”, José Adriano Filho examina as tradições da literatura apocalíptica, isto é, as narrativas de queda e lutas entre as figuras angélicas. Por fim, no último capítulo, “Anjos e demônios na literatura apócrifa”, o autor Valtair Mirandaapresenta uma síntese teológica dos documentos e textos pesquisados e escritos por autores e grupos religiosos distintos.

Em suma, a obra “Anjos e demônios na Bíblia” traz ao leitor um estudo aprofundado sobre esses seres enigmáticos que povoam por séculos a mente humana. Com este livro, os autores desejam fugir do senso comum para adentrar em uma definição bíblica sobre os anjos e demônios. Com esse viés, fez-se necessário esta publicação a fim de obter uma visão mais teológica sobre o tema.

Autores: Valmor da Silva, Luiz Alexandre Solano Rossi, Marcelo da Silva Carneiro, Alfredo dos Santos Oliva, João Luiz Correia Junior, José Adriano Filho e Valtair Afonso Miranda