Alfabetizar as crianças na idade certa – Práticas Linguísticas | Paulus Editora

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10/02/2021

Alfabetizar as crianças na idade certa – Práticas Linguísticas

Por Imprensa

Ficha Técnica:
Título: Alfabetizar as crianças na idade certa – práticas linguísticas
Autores: Onaide Schwartz Mendonça e Olympio Correa Mendonça
Edição: 2ª edição, 2020
Catálogo: Educação
Coleção: Apoio Pedagógico
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 272
Áreas de interesse: Educação

Obra é resultado de trabalho Sociolonguístico, de mais de uma década, aplicado pelos autores no ensino público, aos alunos da classe comum, pertencentes às camadas populares.

A PAULUS Editora e os autores Onaide Schwartz Mendonça e Olympio Correa Mendonça, para colaborar com o Plano Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e apoiar os professores na sala de aula, apresentam o livro Alfabetizar as crianças na idade certa – Práticas linguísticas, que constitui um caminho seguro e eficiente para a alfabetização lúdica, reflexiva, conscientizadora, rumo à formação do leitor autônomo e crítico, capaz de construir uma sociedade mais justa.

Os autores compreendem “Método” como forma de organizar o trabalho do professor, por meio de estratégias que levem o aprendiz da condição de analfabeto à situação de alfabetizado. É nesse sentido que Onaide e Olympio apresentam orientações metodológicas detalhadas sobre como abordar os conteúdos e como desenvolver atividades de alfabetização adequadas aos alunos.

Essa proposta surgiu da necessidade, constatada em sala de aula, da utilização de metodologia que desenvolvesse tanto a fala quanto a leitura e a escrita na alfabetização, de forma sistemática e igualitária. De acordo com Onaide e Olympio, o livro vem atender à demanda urgente de práticas de alfabetização, desenvolvendo atividades para subsidiar a melhoria da alfabetização infantil, somando-se a outros materiais e projetos já elaborados por professores e equipes pedagógicas nas mais diversas regiões do país.

Na obra, o leitor encontrará uma proposta fundamentada na Linguística, na Sociolinguística e na Psicolinguística, e toma por base autores como Cagliari, Lemle, Soares, Freire, Franchi, dentre outros. Tais práticas de alfabetização trazem o diálogo para a sala de aula, utilizam-no como elemento motivador da aprendizagem, e oferecem subsídios para o professor desenvolver, passo a passo, respeitando os níveis de escrita dos alunos, uma alfabetização conscientizadora, despertada pelo diálogo, pelo senso crítico e pela reflexão.

Onaide Schwartz Mendonça alfabetizou crianças no Ensino Público durante dez anos. É especialista em Didática Geral, mestre e doutora em Letras (Filologia e Linguística Portuguesa) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). É professora das disciplinas: Fundamental Linguísticos para o Ensino de Língua Materna e Conteúdos, Metodologias e Práticas de Ensino para Alfabetização no curso de Pedagogia da FCT/UNESP. Autora de vários livros.

Olympio Correa Mendonça alfabetizou adultos no ensino público e em comunidades. É professor (aposentado) de Linguística e Ensino de Língua Materna da Universidade Estadual Paulista, onde orientou dez mestrados e cinco doutorados recomendados pelo MEC. Docente das Faculdades Adamantinenses Integradas. Doutor em Letras/ Linguística pela Universidade de São Paulo – USP. Autor de diversos artigos e livros.