Ficha Técnica
Título: Escola: morada de inventor e outros contos de escola
Autor (a): Elias José
Ilustrações: Criss de Paulo
Acabamento: brochura
Formato: 16 cm x 23 cm
Páginas: 80
Áreas de interesse: História, geografia, língua portuguesa, artes, e ciências naturais
Obra da PAULUS aprensenta a alegria e colorido na escola de Elias José
A professora pedia e a gente levava pra escola,
achando loucura um monte de lixo:
latas vazias de bebidas,
caixas de fósforos,
pedaços de papel de embrulho para presente (…)
Um dia a professora deu a partida
e transformamos, colamos e colorimos.
E surgiram bonecos esquisitos,
fadas, bruxas e bichos de outros planetas
e coisas malucas que nem Deus inventou (…)
Os trechos acima pertencem ao poema que dá nome ao título da PAULUS, Escola: morada de inventor e outros contos de escola, do querido escritor mineiro Elias José. O livro reúne dez contos, com sugestivas metáforas sobre educação que apontam mudanças necessárias e desejos de alunos, pais e professores por escolas lúdicas, estimulantes, criativas, com boa infraestrutura e valorizadoras da literatura.
Cada conto reflete a beleza de um tempo de experiências simples, porém enriquecedoras, que a vida guardará como um presente, além de mostrar a curiosidade que move a infância, conduzindo cada criança para caminhos particulares. O objetivo da obra é retratar, com graça e bom humor, o bem que a educação de qualidade provoca na vida dos adultos de amanhã.
O livro possui colorido vibrante e ilustrações criativas, e tanto o jovem leitor como os adultos envolvidos com a educação são motivados pelo autor a valorizar a escola e todos os elementos que compõem o processo de aprendizagem.
Escola: morada de inventor e outros contos de escola significa muito mais do que a reunião de alguns contos, por isso merece destaque. De acordo com Jakson de Alencar, vice-diretor multimedial da PAULUS, a obra foi enviada à editora semanas antes da partida de Elias José. “Ele foi uma pessoa que viveu intensamente e não passou pelo mundo em vão. Com sua simplicidade e profunda humanidade, ajudou a inventar e a reinventar um mundo melhor e nos deixou um legado inspirador”, relembra.
O escritor publicou cerca de 40 títulos pela PAULUS, entre eles grandes sucessos, como O jogo da fantasia, Caixa mágica de surpresas, Um pouco de tudo: de bichos, de gente, de flores, além de toda a coleção Ler brincando, entre outros.
Elias José nasceu em Santa Cruz da Prata, interior de Minas Gerais, e viveu a maior parte de sua vida em Guaxupé/MG. Especialista em literatura, foi professor de literatura brasileira e de teoria da literatura, atuou também como vice-diretor, diretor e coordenador do Departamento de Letras da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guaxupé. Foi também professor de língua portuguesa e de literatura brasileira na Escola Estadual Dr. Benedito Leite Ribeiro. Seus livros ganharam inúmeros prêmios, têm sucessivas reedições e milhões de exemplares vendidos. Teve contos e poemas traduzidos e publicados em revistas literárias e antologias de autores brasileiros em diversos países. A sua obra aparece em destaque em vários livros de estudos literários, dicionários de literatura e artigos de jornais e revistas.