A Salvação da Pátria Amada – religião e extrema direita no Brasil | Paulus Editora

Releases

18/07/2024

A Salvação da Pátria Amada – religião e extrema direita no Brasil

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: A Salvação da Pátria Amada – religião e extrema direita no Brasil
Autor: Wagner Lopes Sanchez/ João Décio Passos (orgs.)
Coleção: Temas de Atualidade
Acabamento: Brochura
Páginas: 312
Dimensão: (AXC): 21,00 x 13,50
Área de interesse: Religião

Em tempos desafiadores para a política brasileira, visto o extremismo manifestado em debates realizados nos últimos anos, a obra: “A Salvação da Pátria Amada – religião e extrema direita no Brasil”, publicada pela PAULUS Editora, apresenta-se como uma contribuição pertinente para o entendimento desse fenômeno existente na história nacional.

A obra, contemplada na coleção “Temas da atualidade”, é resultado de dois ciclos de debates sobre Religião e Extrema Direita no Brasil, organizados no interior do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), publicado com subsídio do programa de apoio à pós-graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Organizado pelos professores João Décio Passos e Wagner Lopes Sanchez, trata-se de um conjunto de reflexões sobre a relação histórica entre religião e extrema direita no Brasil, desde o governo Vargas até os dias atuais, isso, pois, segundo os organizadores:

“Os governos e regimes de extrema direita que nos acompanharam ao longo da história visaram salvar a pátria ameaçada por inimigos ou forças externas e internas. Não se trata, em primeiro lugar, da salvação do Estado ou da República, mas, antes, da pátria, de um sentimento coletivo que unifica a todos e funda a própria nação. A salvação da pátria é a promessa radical que religa os filhos no afeto primordial, agregando-os no mesmo seio da grande mãe”.

Ao longo dos capítulos, os leitores têm a oportunidade de conhecer diferentes pontos de vista sobre os aspectos acerca da fundamentação religiosa do poder, comum em governos e regimes autoritários, ferramentados, sobretudo nos últimos tempos, pelo avanço dos recursos digitais.

As diversas abordagens oferecidas neste livro permitem pensar sobre essa temática urgente do ponto de vista político, ético e religioso.