A menina da renda vermelha | Paulus Editora

Releases

03/12/2014

A menina da renda vermelha

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: A menina da renda vermelha
Autora: Fabiana Guimarães
Ilustrações: Veruschka Guerra
Coleção: Mistura Brasileira
Acabamento: Brochura
Formato: 21 cm x 27 cm
Páginas: 24
Área de interesse: Relações interpessoais

Lançamento da PAULUS enfoca a vida das mulheres rendeiras do Ceará e suas ricas histórias e tradições

Pelo formato e capa já se percebe a delicadeza e riqueza da história presente neste lançamento da PAULUS, intitulado A menina da renda vermelha, de Fabiana Guimarães com ilustrações de Veruschka Guerra. As ilustrações foram realizadas com aquarela acrílica e colagens de renda do Ceará. Capricho que se percebe também na história da menina Tereza, que vivia nas terras do Pucaba, um lugar encantado entre um rio e uma levada, uma pequena canaleta de água.

Com longos cabelos pretos e cacheados, Tereza sonhava com o dia em que conheceria a sua madrinha e assim tentava imaginá-la. Teria olhos verdes? Castanhos? Seria magrinha ou bem gorda? E será que ela já teria uma toalha de renda para enfeitar a sua casa?

Entre a repetida melodia que as mulheres faziam, no processo de criação das rendas brancas, com seu bilros, pra lá e pra cá, Tereza imaginava uma renda colorida que levaria para a madrinha, no dia em que fosse visitá-la. Mas por ali, tudo era branco, linhas brancas, rendas brancas. Cansada de tudo isso a menina sonhava com o vermelho, cor da linha que pedia para a mãe, para tecer o presente da madrinha.

Em busca do vermelho, Tereza começa a descobrir o mundo a começa a tecer as histórias da própria vida, entre as tranças e o pano. A partir de um cuidadoso projeto gráfico, com a mistura de técnicas de pintura e belíssimas ilustrações, desenrolam-se as aventuras, anseios e sonhos de Tereza, numa crescente renda que promete agradar crianças, jovens e adultos.

Fabiana Guimarães nasceu em Mangabeira – Eusébio (CE) e cresceu rodeada de rendas e rendeiras. O livro conta a história de sua mãe.

Veruschka Guerra realizou diversos cursos em Escolas e Museus de Arte, na Itália e se especializou em ilustração de livros infantis, fazendo também parte da WendyLynn & Co, agência internacional de ilustradores infanto-juvenis, EUA.