Ficha técnica
Título: A lenda do Saci-Pererê em cordel
Autor: Marco Haurélio
Ilustração: Elma
Coleção: Mistura Brasileira
Acabamento: grampeado
Formato: 21 cm x 27 cm
Páginas: 24
Áreas de interesse: Arte, história, geografia e língua portuguesa
O livro conta como foi que surgiu o Saci, além de relatar as suas peripécias e estripulias, revelando por que a sua fama se espalhou até os nossos dias.
No dia 31 de outubro é comemorado o “Dia do Saci”, essa figurinha inusitada e divertida do folclore brasileiro, agora é protagonista do livro de Marco Haurélio, A lenda do Saci-Pererê em cordel, lançado pela PAULUS Editora.
Com toda a magia da literatura de cordel, o autor conta que o Saci foi abandonado, mas, felizmente, encontrado por um casal que sentiu muita pena da criança magra e desprezada. Como se não bastasse, ela tinha uma perna só.
Era um menino faceiro,
Tinha olhos gateados
e a expressão que é própria
dos meninos levados,
mas nos bebês estes traços
às vezes não são notados.
Saci foi crescendo e aprendendo tudo rapidamente… Mas após o seu batizado ele sumiu, retornando à fazenda onde cresceu, depois de muito tempo, para fazer o que ele mais gostava: algazarras! Amassar panelas, misturar açúcar com farinha na mesma vasilha e assustar os animais ,são alguns exemplos de suas travessuras prediletas. Depois de muito aprontar, descobriu-se que os poderes do Saci estão concentrados em seu inseparável gorro vermelho, que se for arrancado… Adeus, algazarras!
Com linguagem criativa e um colorido contagiante nas ilustrações, a obra tem como objetivo preservar o mito do Saci, contado de geração para geração, além de servir como instrumento para promover, entre crianças e jovens, o interesse pela cultura e pelas raízes do nosso país.
A lenda do Saci-Pererê em cordel pertence à renomada coleção Mistura Brasileira, cuja proposta é recontar histórias que construíram a identidade do Brasil, como Chico Rei, de Renato Lima, Foi quando a Família Real chegou…, de Lúcia Fidalgo, A terra sem males – Mito Guarani, de Jakson de Alencar, entre outros.
Marco Haurélio nasceu na Ponta Serra, município de Riacho de Santana, sertão da Bahia, em 1974. É considerado um dos grandes nomes da literatura de cordel e tem vários títulos escritos neste gênero poético. Pesquisador das tradições populares, reuniu variadas histórias da nossa tradição oral no livro Contos folclóricos brasileiros (PAULUS).
Elma nasceu em Recife e hoje mora em João Pessoa. Quando criança, costumava ir à escola onde sua mãe trabalhava e lá passava horas observando o carinho que ela dedicava ao ensinar crianças especiais. Há quatro anos vem ilustrando para crianças e mostrando um universo que ela aprendeu quando sua mãe, uma professora “especial”, começou a mostrar e ensinar-lhe o mundo das letras e cores.