A invenção da liberdade | Paulus Editora

Releases

03/07/2023

A invenção da liberdade

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: A invenção da liberdade
Autores: Ana Rapha Nunes/ Walmir Faria
Coleção: Saber cuidar
Acabamento: Brochura
Dimensões (AXC): 27,5 x 21,00
Páginas: 32
Área de interesse: Infantil

Um livro infantil sobre inclusão, superação dos medos, criatividade, coragem, amizade e liberdade

A PAULUS Editora apresenta a obra infantil “A invenção da liberdade”, escrita por Ana Rapha Nunes e Walmir Faria com ilustrações de Juliana Góes. A presente narração repleta de cores, invenções e muita imaginação conduz pequenos e grandes leitores a conhecerem a história de uma princesa cativa e o sonho da liberdade.

De forma interativa, o livro conta a história de Ísis, uma princesa que vivia aprisionada em um castelo pelo dragão Nicolau do mal, e do jovem Bento, um artesão cego que criava durante os luares inusitados inventos, como, por exemplo, um chinelo cuja sola varria toda a sujeira e um chapéu guarda-chuva.

No livro, os autores recordam que apesar de não enxergar, o jovem Bento é capaz de ver e sentir além das muralhas que o rodeiam e, ao abrir seus sentidos para o mundo, ele passará por muitos obstáculos para ajudar a tornar o reino em que vive um lugar melhor.

O país onde a princesa vivia era conhecido como o “Reino das águas cinza”, cuja história da pobre jovem cativa e solitária deixava todo o povo apreensivo e com muito medo do terrível dragão. Entretanto, apesar da tristeza, nesse reino também havia lindos rios azulados, amizades sinceras e um imenso campo onde as crianças brincavam e se divertiam. Este reino necessitava apenas de alguém que o governasse.

Em “A invenção da liberdade”, entre tantas outras principais temáticas, os autores chamam a atenção do leitor para os temas da liberdade e coragem. Embora o jovem Bento não pudesse enxergar, ele possuía um ouvido aguçado que, em certa ocasião, ao ouvir o choro da princesa teve uma ideia libertadora que trouxe luz para esta história e mudou os rumos do Reino das águas cinza que passou a chamar-se o Reino das águas douradas.

Qual teria sido a ideia e invenção de Bento? De que forma o jovem muda a rota dessa história? Com os olhos vendados e guiados por seus sentidos, onde ele chegará? Qual fim teve o dragão Nicolau? Trata-se de uma obra criativa que, com leveza e sutileza, trabalha temas como a inclusão, alegria e tristeza, solidão, determinação, coragem, criatividade, amizades e a tão sonhada liberdade, entre outras abordagens que poderão auxiliar no aprendizado constante da vida. 

Ana Rapha Nunes é formada em Letras e atuou como professora durante muitos anos. Em 2015, lançou seu primeiro livro e passou a visitar diversas escolas Brasil afora, realizando palestras para professores e estudantes. Também foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria infantil e uma das ganhadoras do Prêmio Outras Palavras, promovido pelo estado do Paraná. Em 2021, teve um livro premiado na Rússia, no Concurso Image of the Book. Desde pequena, ouvia história antes de dormir e foi crescendo encantada com o mundo literário. Pela PAULUS publicou também a obra “Ainda Alice”. Ana e Walmir sonharam juntos esta história, esperançando um mundo com mais imaginação e liberdade. www.anaraphanunes.com.br @anaraphanunes

 Walmir Faria é sociólogo da literatura, professor e pesquisador. Em versos fiados a quatro mãos e dois corações, Ana Rapha e Walmir sonharam em fazer esta história escalar torres. Para o autor, com muita coragem, Bento ousou presentear o reino das águas cinza com a sua imaginação, assim ele convida o leitor a seguir caminhos inovadores por meio desta história.

Juliana Góes é formada em Design Gráfico e especialista em Livro para a infância, por A Casa Tombada, em São Paulo, sua terra natal. Idealizadora do Projeto Mapear, pesquisa e divulga livros informativos para crianças. Trabalha na área da educação, na formação de professores sobre documentações pedagógicas. Adora ilustrar livros infantis, e um deles lhe rendeu um prêmio na França em primeiro lugar, o Prix Saint-Exupéry. Sua inspiração diária: sua filha Valentina.