A Igreja – Papa Francisco | Paulus Editora

Releases

27/11/2018

A Igreja – Papa Francisco

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: A Igreja
Autor (a): Papa Francisco
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 72
Área de interesse: Catequese

Livro apresenta as catequeses do Papa Francisco sobre a Igreja

“A Igreja somos todos nós” Papa Francisco

Neste livro, publicado pela PAULUS Editora, o leitor encontrará uma série de catequeses do Papa Francisco sobre a Igreja, discursadas pelo Santo Padre para milhares de peregrinos do mundo inteiro, durante suas audiências ocorridas no período de 18 de junho a 26 de novembro de 2014, na Praça de São Pedro, em Roma.

Na introdução, Papa Francisco relata que, ao iniciar um novo ciclo de catequeses sobre a Igreja, sente-se como um filho que fala da sua mãe, da própria família. Francisco nos recorda que a Igreja não é uma instituição destinada a si mesma, nem uma associação particular, uma ONG, e também não deve limitar o seu olhar ao clero ou ao Vaticano, ou para o Francisco, a Igreja somos todos nós.

As primeiras catequeses enfatizam a definição de Igreja, o Sumo Pontífice relembra a iniciativa de Deus em querer formar um povo anunciador de suas benções para toda a terra, conforme os ensinamentos do Antigo Testamento. Francisco medita sobre a importância para o cristão de pertencer a Igreja e também revela como a Igreja foi constituída com paciência e amor pelo próprio Deus.

Outro ponto relevante é a catequese sobre a renovação da profissão de fé, essa catequese reflete sobre a afirmação que a Igreja é “una” e “santa”. Ele ressalta que “una”, por que tem sua origem em Deus Trindade e “santa”, pois está fundada em Jesus Cristo, animada pelo Espírito Santo. Ao mesmo tempo, é santa e composta por pecadores.

Na maioria das catequeses, Francisco frisa que não nos tornamos cristãos sozinhos, com nossas próprias forças, autonomamente, tão pouco nos tornamos cristãos no laboratório, mas somos gerados e crescemos na fé, no interior do grande corpo, que é a Igreja. O livro também compara a Igreja à figura materna, para tanto, o autor apresenta a Virgem Maria como modelo de discípula e mãe.

No decorrer da obra, as catequeses abordam os seguintes temas: Novo povo de Deus, a Igreja é una e santa, A Igreja é mãe, A Igreja é católica e apostólica, A Igreja e os carismas, A Igreja a caminho da unidade, Estar sempre com o Senhor, A Igreja é o corpo de Cristo, A realidade visível e espiritual da Igreja, A Igreja e os ministérios, A Igreja e a santidade, Igreja peregrina e Igreja celeste.

Assim, para esclarecer a natureza e a beleza da Igreja, Francisco catequiza e fala a todos os cristãos. Em cada catequese o Santo Padre convida a ser Igreja, antes, porém, abre uma porta para conhecê-la, sem o que não será possível amá-la e servi-la.