A filosofia da mente em quadro teórico e crítico | Paulus Editora

Releases

11/08/2016

A filosofia da mente em quadro teórico e crítico

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Hans Jonas e a filosofia da mente
Autor: Wellistony C. Viana
Coleção: Ethos
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 232
Área de interesse: Filosofia

PAULUS lança Hans Jonas, livro escrito por Wellistony C. Viana

A filosofia do alemão Hans Jonas (1903 – 1993) não faz parte das difíceis discussões da filosofia da mente em âmbito analítico. Sua trajetória foi bem diversificada, percorrendo também os caminhos das ciências naturais, sobretudo da biologia, com o objetivo de elaborar uma nova filosofia da natureza, capaz de revolucionar a ontologia com o fenômeno da vida. Também percorreu os caminhos da ética, criando seu princípio da responsabilidade para uma civilização tecnológica.

Atualmente é quase um consenso afirmar que o século XXI será caracterizado pelo estudo dos problemas mente-corpo e muitos apostam que será o tempo em que finalmente descobriremos quem somos, de onde viemos e para onde vamos.

A filosofia da mente tem se unido à física, à biologia, à neurofisiologia, às ciências cognitivas e à psicologia para desvendar, basicamente, dois mistérios. O primeiro é sobre a natureza desse fenômeno chamado consciência. Ela pode ser reduzida a elementos físico-químicos ou constitui uma entidade ontológica diversa do físico? O segundo é sobre o que o significa dizer que somos seres livres que agem consciente e responsavelmente, e não determinados por fatores internos e externos.

O autor enfrenta essas questões trazendo ao debate o pensamento de Hans Jonas, abrindo um quadro teórico diferente e crítico para a consideração dessa problemática. Além de discutir a filosofia de Jonas no contexto analítico, a obra deseja ser uma introdução aos problemas da filosofia da mente, assim como expandir os estudos sobre a filosofia de Hans Jonas, um autor em descoberta, com tonalidades ainda não apreciadas.

Wellistony C. Viana é doutor em Filosofia pela Hochschule für Philosophie de Munique e foi professor visitante da Universidade de Notre Dame (EUA). Atua nas seguintes áreas: idealismo alemão, metafísica, ética e filosofia da mente. Atualmente é professor do Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí (ICESPI) e professor permanente do mestrado em Filosofia da UFPI.