A dimensão comunitária do ministério presbiteral | Paulus Editora

Releases

30/08/2022

A dimensão comunitária do ministério presbiteral

Por Imprensa

Ficha técnica
Título: A Dimensão Comunitária do Ministério Presbiteral
Autor (a): Sandro Ferreira
Coleção: Vida presbiteral
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 264
Área de interesse: Vocação e Vida Consagrada

Obra reflete sobre a importância do ministério presbiteral na dimensão comunitária à luz do Decreto Presbyterorum Ordinis

A PAULUS Editora lança a obra “A dimensão comunitária do ministério presbiteral: reflexões a partir do decreto Presbyterorum ordinis”, de autoria de Pe. Sandro Ferreira. O presente livro convida o público a refletir sobre o ministério presbiteral em vista de sua importância para a Igreja Católica e para as comunidades eclesiais no aspecto fundamental para o exercício desse ministério: a dimensão comunitária.

De acordo com a publicação, juntamente com os bispos, com o clero e com os cristãos leigos, os presbíteros devem exercer seu ministério em comunhão, fraternidade e unidade. Entretanto, muitos são os desafios atuais que os padres enfrentam no contexto socioeclesial e cultural marcado por atitudes que tanto favorecem o individualismo e, por vezes, ignoram as relações horizontais. A temática abordada nesta obra encontra sua atualidade à luz do Concílio Vaticano II e, segundo o autor, merece ser pensada por toda a Igreja.

Segundo Pe. Sandro Ferreira, os presbíteros também sofrem as tentações do isolamento, do fechamento à pastoral de conjunto, da resistência à vivência da fraternidade, do clericalismo, do autoritarismo. Dessa forma, o autor traz as seguintes reflexões: Como os presbíteros podem viver esse ministério em uma dimensão comunitária? E como relacionar-se com os outros de maneira frutuosa, à luz da fé, do magistério da Igreja e da sociedade?
Dividida em três partes, a obra medita sobre as temáticas centrais: “O Decreto Presbyterorum ordinis e os novos paradigmas do presbiterado”, “A compreensão teológico-eclesial” e “As relações no ministério presbiteral a partir do decreto Presbyterorum Ordinis”.

“Como membro de um presbitério e inserido em uma Igreja particular, o presbítero não deve exercer o seu ministério sozinho ou de maneira individualista e autoritária, mas em uma fraternidade presbiteral e em comunhão com as demais pessoas junto de quem ele é chamado a ser exemplo de Bom Pastor, cuidando e deixando-se cuidar”, afirma Dom Frei Severino Clasen, arcebispo de Maringá (PR), no prefácio da obra.

Segundo o autor, olhar para a realidade do ministério presbiteral e pensá-la tendo por base o “Decreto Presbyterorum ordinis”, do Concílio Vaticano II, é a proposta desta obra, que é fruto da pesquisa de doutorado do Pe. Sandro Ferreira, que convida o leitor a refletir sobre o ministério presbiteral num aspecto da comunhão. Este livro é indicado para padres, bispos, religiosos (as), e demais interessados em aprofundar o tema sobre os principais anseios e orientações da Igreja para o ministério presbiteral.

Pe. Sandro Ferreira é doutor em Teologia Dogmático-Sacramentária pelo Pontifício Ateneu Santo Anselmo, em Roma; mestre em Teologia pela PUCPR (campus Curitiba); e bacharel em Teologia, pela PUCPR (campus Londrina), e em Filosofia, pelo Instituto Filosófico Arquidiocesano de Maringá. É presbítero da arquidiocese de Maringá-PR, na qual, atualmente, é professor no Seminário Propedêutico Santo Cura d’Ars, orientador espiritual do Seminário de Teologia Santíssima Trindade e vigário da paróquia São João Batista em Jandaia do Sul-PR. Desenvolve pesquisas na área de teologia dos sacramentos, com ênfase nos ministérios ordenados.