Ficha Técnica
Título: A arte da oração
Autor: Enzo Bianchi
Coleção: Aprendendo a orar
Acabamento: Brochura
Páginas: 128
Dimensão: (AXC) 21,00 x 13,50
Área de interesse: Espiritualidade
Obra descreve os fundamentos da oração a partir do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica
Compondo a coleção “Aprendendo a orar”, a obra “A arte da oração”, assinada pelo autor Enzo Bianchi e traduzida por Darlei Zanon, pretende revelar os fundamentos da oração a partir da análise e resgate do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica acerca do tema.
“A oração é a elevação da alma a Deus ou o pedido a Deus de bens conforme à sua vontade. Ela é sempre dom de Deus, que vem ao encontro do ser humano. A oração cristã é relação pessoal e viva dos filhos de Deus com o seu Pai infinitamente bom, com seu Filho Jesus Cristo e com o Espírito Santo, que habita no coração deles” (CCCC, 534).
Desde o início dos capítulos, o autor apresenta o conceito do verbo orar e traz um panorama sobre a relação de Abraão e Moisés com a oração e como a prática é apresentada no livro dos salmos, pelos profetas e em outros livros do Antigo Testamento.
Na sequência, descreve-se como Jesus e as primeiras comunidades cristãs oravam, além de um guia com formas e práticas relacionadas à oração, incluindo metodologias possíveis de serem adotadas pelos cristãos.
“A oração, precisamente porque acompanha o cristão ao longo da sua vida, desde a infância até a morte, muda de forma, aliás, implica mudanças de acordo com a idade. Mas o fundamental é que nunca falte, que nunca nos cansemos de rezar, que rezemos sempre e em todas as situações”, manifestou o autor.
Enzo Bianchi nasceu em Castel Boglione (Itália), em 3 de março de 1943. Fundou a comunidade monástica de Bose, da qual foi prior até 2017. É autor de numerosos textos, traduzidos para diversas línguas, sobre a espiritualidade cristã e o diálogo da Igreja com o mundo contemporâneo.