Pedro e Paulo: a personificação de discípulos missionários | Paulus Editora

Notícias

18/06/2024

Pedro e Paulo: a personificação de discípulos missionários

Por Imprensa

 

 

No próximo dia 29, a Igreja Católica celebrará a solenidade de São Pedro e São Paulo, dois importantes pilares para a história cristã no mundo. Discípulos e missionários, os apóstolos representam a coragem de anunciar o Evangelho até os confins da terra.

Um dos primeiros discípulos de Jesus, São Pedro era um pescador simples que teve a vida mudada após o encontro com o Filho de Deus. Simão, seu nome de batismo, apesar de ter negado Jesus três vezes durante a condenação de Cristo, foi quem encorajou os primeiros cristãos a seguirem sua missão de anunciar a boa-nova ao povo, tornando-se o primeiro papa.

Conhecido como “apóstolo dos gentios”, São Paulo nasceu em Tarso, na Cilícia, recebendo o nome de batismo de Saulo. Antes de sua conversão, perseguia os primeiros cristãos, uma vez que sua formação era baseada nas culturas grega e judaica.

Durante uma viagem a Damasco, Saulo teve uma visão de Jesus Cristo cercado por uma luz muito forte, que, em espírito, lhe perguntava: “Saulo, Saulo, por que me persegues?”, após esse momento, ele ficou cegou por três dias (At 9, 4). A partir dessa experiência, tornou-se cristão e um dos maiores missionários da Igreja.

Na mesma Solenidade, celebra-se o “Dia do Papa”, que, como sucessor de Pedro, tem a missão de ser a cabeça visível da Igreja. Confira os títulos da PAULUS Editora para a vivência dessa importante solenidade:

Paulo Apóstolo e os desafios da evangelização

 

 

O título “Paulo Apóstolo e os desafios da evangelização” faz parte da coleção “A Bíblia e o Povo”. Escrita pelo padre José Bortolini, a obra visa homenagear o “apóstolo dos gentios” e apresentá-lo a partir dos anos de estudos do autor sobre o tema. Saiba mais.

 

 

 

 

Paulo de Tarso – Um apóstolo para as nações

 

 

A obra propõe as linhas principais da biografia de Paulo. Os autores produziram um texto acessível quanto à leitura, sem descuidar do rigor quanto às informações e à elaboração do conjunto da obra. Professor Funari se encarregou, prioritariamente, dos aspectos biográficos e históricos, enquanto o professor Vasconcellos se ateve mais especificamente à apresentação dos escritos surgidos da ação de Paulo. Saiba mais.

 

 

 

Nos passos de Pedro

 

 

Inspirado na espiritualidade de um dos primeiros discípulos de Cristo e primeiro papa da Igreja Católica, Luiz Alexandre Solano Rossi, doutor em Ciências da Religião, apresenta a obra “Nos passos de Pedro”, que sugere um novo olhar para as ações cotidianas tendo como exemplo a personalidade e as experiências do apóstolo. Saiba mais.

 

 

 

 

Atos Apócrifos de Pedro

 

Os Atos Apócrifos de Pedro, desde que surgiram, tornou-se uma obra de grande valor entre as comunidades cristãs da antiguidade, principalmente durante o período anterior à consolidação do cânon bíblico cristão, no final do século IV. Os “Atos Apócrifos de Pedro”, com introdução e tradução de Valtair Afonso Miranda, são entendidos pelos estudiosos como uma obra restaurada. Devido à falta dos documentos originais, pesquisadores reconstruíram textos antigos por meio de versões ou fragmentos que sobreviveram em contextos literários diferentes, em traduções, ou em resumos dos Pais da Igreja. Saiba mais.