Na última quinta-feira (24), a PAULUS Social, em parceria com o Espaço Público do Aprender Social – ESPASO/SMADS e instituições vinculadas ao Sistema Único de Assistência Social, promoveu um seminário de educação permanente para os trabalhadores do SUAS.
O evento foi realizado na Faculdade PAULUS de Comunicação (FAPCOM), localizada na Vila Mariana, reuniu trabalhadores da assistência social para debater sobre a Educação Permanente e as Práticas de Assessoramento, Defesa e Garantia de Direitos no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Metodologia
A iniciativa teve como propósito: apresentar e debater os princípios da educação permanente no SUAS, refletir sobre o impacto do Programa CapacitaSUAS na qualificação profissional, identificar as boas práticas e desafios na implementação de formação continuada, além de sensibilizar os trabalhadores para a relevância da educação permanente foram os objetivos do encontro.
Para isto, a manhã foi marcada por exposições teóricas e debates com a apresentação de conceitos, diretrizes e experiências sobre a educação permanente no SUAS e paineis temáticos com a participação de especialistas e profissionais atuantes no SUAS.
A programação contou, ainda, com um momento interativo para troca de experiências entre os participantes.
Promoção humana
Durante a abertura, o diretor-geral da PAULUS, padre Sílvio Ribas, ssp, destacou o compromisso da instituição com a formação humana. Ele também fez memória do papa Francisco, falecido em 21 de abril, ressaltando sua dedicação à promoção da dignidade e da educação ao longo de seu pontificado. Característica esta que, segundo o sacerdote paulino, dialoga com a missão da PAULUS Social.
“Nós da PAULUS temos a firme convicção de que cada esforço é válido para promover a vida humana, para exercer a promoção da vida humana. O desejo, portanto, é que este evento coloque em prática a educação permanente. Que as nossas reflexões ao longo desta manhã, nos ajude a crescermos na consciência de construir projetos que fortaleçam as ações de promoção da vida”, manifestou o padre Sílvio.
Confira os palestrantes da formação
Diversos trabalhadores que atuam diretamente na gestão e no fortalecimento do SUAS participaram do seminário e contribuíram com reflexões e experiências práticas:
Marcelo Tourinho – Gerente da Gestão do SUAS da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer – SEMPRE da Prefeitura de Salvador/BA.
“A parceria com a PAULUS Social é fundamental para a qualificação do processo formativo de Salvador. As atividades que a PAULUS oferece têm sido revertidas no atendimento à população. Cada vez que investimos na formação dos nossos profissionais, revertemos isso ao atendimento qualificado da nossa população.”
Emilene Araújo – Gerente Nacional de Projetos Sociais da Sociedade Bíblica do Brasil – SBB e Conselheira do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS.
“Eu quero parabenizar a PAULUS por realizar um evento tão importante, que trata da capacitação dos trabalhadores do SUAS. Nós entendemos que a política pública de assistência social só será fortalecida se tivermos colaboradores capacitados.”
Gissele Carraro – Coordenação Geral de Gestão do Trabalho e Educação Permanente da Secretaria Nacional de Assistência Social/MDS.
“É importante dizer da importância que as organizações que atuam com assistência social têm no processo de educação permanente, pois também são parte do Sistema Único de Assistência Social.”
Pâmella de Deus – Superintendente de Gestão do SUAS da Secretaria Executiva de Assistência Social de Pernambuco.
“A PAULUS está conosco fortalecendo a educação permanente dos colaboradores do SUAS de Pernambuco. Essa troca de experiências entre os estados é fundamental para o crescimento da nossa política pública e dos nossos profissionais.”
Alexandre Isaac – Diretor do Espaço Público do Aprender Social – ESPASO/SMADS.
“A PAULUS se constitui como uma grande parceira pelo conhecimento acumulado que agrega ao trabalho cotidiano do trabalhador que está nos serviços que executam as políticas públicas de assistência social.”
Alessandro Tiezzi – Coordenador da PAULUS Social.
“As entidades e organizações de Assistência Social têm seu lugar legítimo na Política Pública de Assistência Social e ocupam um papel importante na composição da rede de proteção social brasileira.”