PAULUS Social promove evento formativo do “Diálogos do SUAS” | Paulus Editora

Notícias

03/07/2023

PAULUS Social promove evento formativo do “Diálogos do SUAS”

Por Imprensa

Evento reúne autoridades, assistentes e gestores sociais, trabalhadores do SUAS e demais setores de políticas públicas para discutir iniciativas para a inserção do jovem no mundo do trabalho

(Foto – Arquivo PAULUS)

Com o tema “A juventude e o mundo do trabalho na perspectiva da Política de Assistência Social”, a equipe da PAULUS Social, em parceria com a Faculdade PAULUS de Comunicação (FAPCOM), promoveu na quinta-feira (29/06) um encontro formativo do “Diálogos do SUAS” com diversos atores da área da Assistência Social e com a participação de jovens atendidos no Centro PAULUS de Convivência. 

O evento ocorreu no auditório Tiago Alberione, no espaço da FAPCOM, no bairro da Vila Mariana, em São Paulo, e reuniu mais de 200 pessoas na modalidade presencial e diversos participantes de diferentes regiões do Brasil, ao vivo na modalidade on-line.

Na abertura do evento, Alessandro Tiezzi, assistente social e coordenador da Assistência Social da Pia Sociedade de São Paulo (PAULUS), saudou todos os presentes, entre participantes, parceiros e trabalhadores do SUAS, demais profissionais de outras políticas públicas, usuários do SUAS e os Padres e Irmãos Paulinos, representados na presença dos religiosos – Pe. Claudiano Avelino dos Santos – Provincial da Congregação dos Padres e Irmãos Paulinos no Brasil, Pe. Sílvio Ribas – Diretor geral da PAULUS Editora, Pe. Antônio Iraildo Alves de Brito – Diretor da FAPCOM e Pe. Erivaldo Dantas – Pró-diretor acadêmico da faculdade.

( Foto – Arquivo PAULUS)

Logo após, Gustavo Felicio Ferreira Pinto – Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de São Paulo (COMAS-SP) – também deu as boas-vindas aos palestrantes e participantes. Na sequência, falou da conjuntura atual do país em questões sociais, desafios e estratégias para a reconstrução do SUAS no cenário pós-pandêmico e, ainda ressaltou a importância dos trabalhadores do SUAS e das conferências regionais na execução dos trabalhos confiados à aplicação da política de proteção e assistência social aos diversos usuários dos programas, projetos, serviços e benefícios socioassistenciais. Gustavo agradeceu à PAULUS pela parceria e iniciativa formativa dos trabalhadores da área social.

(Foto – Arquivo PAULUS)

Dividida em dois momentos, a formação trouxe para a mesa de debate diferentes especialistas da área social, colaboradores e diretores para o diálogo sobre a atuação da Assistência Social na formação e inserção de jovens e adolescentes no mundo do trabalho, entre eles, Alexandre Isaac – Diretor do Espaço Público de Aprender Social (ESPASO/SMADS), Pe. Claudiano Avelino dos Santos, Emilene Oliveira Araújo – Representante do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Pedro Figueiredo de Moraes – Supervisor do Centro PAULUS de Convivência – Unidade Vila Mariana e o representante dos adolescentes e jovens atendidos pelo Centro PAULUS de Convivência, Pedro Henrique Martins Cavaliere.

Nas considerações iniciais sobre a temática, Alexandre Isaac convidou os presentes a refletirem sobre o trabalho na contemporaneidade, as percepções e perspectivas que a sociedade e, de modo especial, a juventude possui em relação ao trabalho. O especialista enfatizou a importância da área social ofertar à juventude melhores condições de inserção ao mundo do trabalho, por meio de projetos de capacitação que permitam conhecer quem são esses jovens, suas principais aptidões e potencialidades.

Na segunda explanação, Pe. Claudiano Avelino dos Santos agradeceu a todos os envolvidos na ação e aos participantes da mesa. Pe. Claudiano expressou a satisfação da instituição em participar  de um evento tão significativo, trabalho que é parte da missão evangelizadora da PAULUS. “Que alegria em fazer parte deste projeto, dessa corrente de parceiros e pessoas que não ficam presas em si próprias, mas que tem preocupação com o todo, fazendo da cidade, da comunidade, um lugar melhor e acolhedor, nisso o trabalho tem uma função muito importante. Somos privilegiados por participar desta manhã de Diálogos do SUAS”, afirmou. 

(Foto Arquivo PAULUS)

Emilene Oliveira Araújo  agradeceu a PAULUS pela iniciativa e falou da importância da política de assistência social que se diferencia pela busca da justiça e inclusão social. Emilene ressaltou os trabalhos do CNAS e discursou sobre os desafios do SUAS e principais objetivos e papel da assistência social, que preocupa-se com a integração dos jovens no mundo do trabalho, sobretudo, no âmbito da proteção social com os direitos garantidos desses jovens e adolescentes.

“Fomentar esse assunto é despertar nos equipamentos públicos e organizações privadas uma atenção especial sobre o jovem e ter consciência do que temos hoje, sobretudo, refletir como a Assistência Social pode colaborar e inserir o jovem ao mundo do trabalho com a proteção social, cuidado e capacitação profissional”, relata.  

Na oportunidade, Pedro Figueiredo de Moraes recordou o perfil e protagonismo dos jovens e adolescentes na sociedade atual, convidando os participantes a refletirem sobre a recepção dos anseios e perspectivas desse público. 

O momento do “Diálogos do SUAS” foi propício para consolidar os trabalhos do Centro PAULUS de Convivência Vila Mariana, realizados atualmente no espaço da FAPCOM, com atividades socioassistenciais voltadas aos jovens e adolescentes, considerado por Pedro um marco na metodologia dos trabalhos da PAULUS Social. “O Diálogos do SUAS foi uma pequena amostra de todo trabalho realizado pela PAULUS Social”. 

No segundo momento do evento, a palestra magna foi conduzida por Carlos Ferrari, professor e consultor internacional para assuntos relacionados à gestão, implementação e controle social no âmbito das Políticas Públicas de Proteção Social. O palestrante   conduziu o tema “A juventude e o mundo do trabalho na perspectiva da Política de Assistência Social”. Ferrari trouxe aos presentes múltiplas considerações atuais sobre os elementos conceituais, legais, históricos e técnicos para o estímulo do aprendizado e a troca de experiências acerca das ações socioassistenciais voltadas ao mundo do trabalho, especialmente para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e risco social.

(Foto – Arquivo PAULUS)

Para Carlos Ferrari, o evento realizado foi fundamental para a consolidação do Sistema Único de Assistência Social, à medida que reuniu múltiplos atores, gestores, trabalhadores e usuários. “A PAULUS é referência para o assessoramento, defesa e garantia de direitos. Este encontro trouxe para a centralidade do debate questões do mundo do trabalho e Assistência Social, um dos elementos estratégicos da proteção social brasileira, extremamente negligenciada por várias gestões, apesar dos esforços das organizações que atuam na área. É sempre importante debater, contribuindo para a gestão pública em âmbito federal, estadual e municipal”, afirma.

Para o jovem Pedro Henrique Martins Cavalieri a intervenção da Assistência Social da PAULUS em sua formação trouxe para ele grandes aprendizados e possibilidades, entre eles o desenvolvimento do protagonismo, empatia, convivência e comunicação. “Estou no projeto há 7 anos, desde o Centro PAULUS de Convivência de Osasco. Agradeço por tudo que estão fazendo por mim e por mudar a minha vida para melhor”, todos deveriam conhecer os projetos sociais  e os trabalhos espetaculares da PAULUS”, finaliza.  

(Foto – Arquivo PAULUS)

Em suma, este encontro discutiu a Política de Assistência Social e as normativas do SUAS acerca das ofertas socioassistenciais voltadas ao mundo do trabalho, estimulando a troca de experiências entre os envolvidos. O evento foi concluído com uma apresentação musical realizada pelos jovens do Centro PAULUS de Convivência – Unidade da Vila Mariana.  Acompanhe o conteúdo completo do evento: