PAULUS Editora marca presença no Catequistas Brasil, em Aparecida (SP) | Paulus Editora

Notícias

06/02/2023

PAULUS Editora marca presença no Catequistas Brasil, em Aparecida (SP)

Por Imprensa

Com o lema “Apontando caminhos para que você mostre a direção”, foi realizada entre 3 e 5 de fevereiro a 4ª edição do Catequistas Brasil, evento que reúne milhares de catequistas de todo o país para momentos de convivência, espiritualidade, formação, troca de experiências e partilhas. Assim como nas edições anteriores, a PAULUS Editora esteve presente no evento através de seus autores e especialistas e, no estande 20, os participantes puderam ver e adquirir com desconto boa parte do amplo catálogo de catequese da Editora.

Para tratar o tema da mistagogia, os autores Andréia Bonet e Airton Bonet, coordenadores diocesanos da Catequese de Joinville (SC), reuniram-se com os participantes durante os 3 dias do evento, no Auditório e na Estação Dinâmica 2, propondo o tema “Mistagogia: Sentamo-nos lado a lado à mesa para juntos participarmos do banquete do Senhor!”. Na ocasião, os especialistas lançaram e autografaram os livros “Nossa vida com Jesus”, publicados pela PAULUS Editora.

O consultor de Catequese da PAULUS Editora, Altierez dos Santos, também marcou presença na edição deste ano. Na sexta-feira (3), ele abordou o tema “Parapsicologia explicada a catequistas”, com grande adesão de público e, na estação dinâmica, falou sobre “Dez passos para a mistagogia na catequese”. No sábado (4), ele abordou o tema “Pop-teologia: o que é e por que é tão importante” e, no auditório São Gabriel Arcanjo, palestrou sobre os dez maiores desafios para a Coordenação Catequética. Logo após o almoço, os participantes do Catequistas Brasil reunidos no ginásio principal acompanharam a palestra de Altierez, que abordou o tema “O que é a Doutrina Social da Igreja (DSI)?”.

Em sua fala, ele ressaltou a importância de superarmos a polarização política e as fake news, que muitas vezes trazem divisão à própria Igreja. Segundo ele, a DSI ultrapassa a discussão política, pois busca a construção de um mundo mais justo para todos. “Desenvolvimento começa, por exemplo, com uma geração com a nossa, que teve a oportunidade, ou deveria ter tido, de ter acesso ao Ensino Superior. Isso é desenvolvimento. Acontece que nem sempre é possível para a maioria do nosso país. Um dos motivos do Catequistas Brasil ser importante é porque aqui circulam ideias, e vocês voltam para as cidades com mais ideias, que trazem desenvolvimento e o bem para mais pessoas”, destacou Altierez.

No sábado (4), Pe. Humberto Robson de Carvalho, da Arquidiocese de São Paulo, também esteve presente no evento, trabalhando os temas “Diretório para a Catequese: perspectivas para a espiritualidade do catequista”, que reuniu centenas de pessoas no Auditório Santa Maria Madalena e, às 15h, falou sobre a “A espiritualidade do catequista” no palco principal. Em sua fala, Pe. Humberto ressaltou o ministério do catequista, proclamado pelo Papa Francisco através da Carta Apostólica Antiquum Ministerium.

Na ocasião, ele ainda atendeu leitores e autografou o livro “Espiritualidade do catequista”. Para Pe. Humberto, o Catequistas Brasil consolida-se como um dos maiores eventos do segmento, não apenas na riqueza da formação que as editoras e parceiros oferecem, mas também na troca de experiências com pessoas de diferentes regiões do país. Para ele, isto deve simbolizar a unidade eclesial dos participantes e dos parceiros envolvidos na organização.

Para abordar o tema “Psicologia na Catequese”, a PAULUS Editora convidou Tânia Pulier, uma das autoras da coleção “Creio na Alegria – Caminho a construir perseverança”. Ela esteve no Auditório São Gabriel Arcanjo e também na estação dinâmica, ao lado do estande da Editora. Em sua fala, Tania ressaltou que os catequistas não precisam necessariamente de uma formação na área da psicologia mas que, muitas vezes é preciso saber fazer este papel, sobretudo na escuta atenta e afetiva das crianças e dos jovens. Segundo ela, outro aspecto importante na missão do catequista é cultivar a própria experiência com Jesus Cristo para poder dar testemunho desta relação aos catequizandos.

O autor Rogério Bellini também foi uma participação muito esperada no Catequistas Brasil 2023. Lançando o livro “Bem-vindos à casa do amor – A missa explicada para crianças”, da PAULUS Editora, ele lotou os espaços por onde passou. Na sexta-feira (3), na estação dinâmica, ele falou sobre a inserção de jogos e dinâmicas na Catequese. No sábado (4), no Auditório Santa Maria Madalena e no estande da Editora, ele abordou o tema “Como falar às crianças sobre a Missa”. De acordo com uma pesquisa feita pelo autor, 2 a cada 10 crianças do período da catequese não participam das Celebrações Eucarísticas na Comunidade. Visando auxiliar pais, responsáveis e catequistas a explicarem de forma didática sobre a Santa Missa, ele escreveu o livro “Bem-vindos à casa do amor”, que convida o leitor a conhecer e aprofundar o significado dos símbolos e gestos litúrgicos da celebração. Ao final do dia, uma fila se formou no estande da Editora para conversar e pegar autógrafos com o autor.

Para apresentar os itinerários formativos para a Catequese de Perseverança, a PAULUS Editora contou com a participação de Irmã Lúcia Imaculada, da Congregação Nossa Senhora do Belém. Ela apresentou os livros da coleção “Perseverando”, uma publicação da PAULUS em parceria com a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Irmã Lúcia esteve na estação dinâmica, no Auditório São João Batista e, no palco principal, falou sobre o Catecismo da Igreja Católica e a globalidade da vida cristã. No sábado (4), para falar sobre “Catequese e Liturgia: duas formas de apreensão de realidade do mistério de Cristo”, os participantes contaram com a presença de Pedro Luiz Amorim Pereira, assessor editorial da PAULUS.

Para abordar o tema “A ordem original dos Sacramentos na catequese de crianças e adolescentes”, os participantes contaram com a presença de Pe. Edson de Bortoli, Coordenador da Comissão de iniciação à vida cristã da Diocese de Caçador (SC). Ele é um dos organizadores da coleção Itinerário Caminhar com Jesus Cristo, uma parceria da PAULUS com a Diocese de Caçador. A coleção traz uma proposta inovadora, transformando a catequese numa profunda e progressiva experiência de encontro com Jesus Cristo para conhecê-lo, amá-lo, segui-lo e anunciá-lo.

“O apóstolo Paulo não é a mensagem, mas o mensageiro”

Estreando na PAULUS, o autor Bruno Tamancoldi falou aos catequistas sobre o tema “São Paulo: O homem da catequese querigmática” no Auditório e na Estação Dinâmica 2. Ao final das palestras, ele lançou e autografou o livro “O Querigma nas Cartas de Paulo”. De acordo com o autor, trata-se de um livro com rico conteúdo, porém com uma linguagem acessível e repleto de espiritualidade. Durante o Catequistas Brasil, Tamancoldi afirmou ter recebido um retorno muito positivo do público com relação ao lançamento.

Perguntado sobre os desafios que os catequistas e agentes de movimentos e pastorais enfrentam nos dias de hoje, o autor cita o Concílio Vaticano II e São João XXIII. Para ele, é fundamental recuperar a energia vital e inesgotável do Evangelho. Recordando São Paulo VI, Tamancoldi ressalta a necessidade de cristãos que deem testemunho através da vida. Para ele, o desafio é transformar a mensagem em algo que seja palatável para o tempo atual, e que seja testemunhal, não apenas letrada.

Por mais um ano, a PAULUS Editora, através de seus colaboradores, autores e especialistas, marcou presença no Catequistas Brasil e procurou dar sua contribuição à Igreja no Brasil, buscando provocar os presentes a pensarem uma catequese mais coerente e cativante, que coloque no centro de sua missão a pessoa de Jesus Cristo, promovendo um encontro transformador e decisivo na vida de crianças e jovens de todo o país.