PAULUS Editora indica títulos para celebrar o Dia Mundial do Livro | Paulus Editora

Notícias

12/04/2022

PAULUS Editora indica títulos para celebrar o Dia Mundial do Livro

Por Imprensa

Em 23 de abril é celebrado o Dia Mundial do Livro. A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em sua XXVIII Conferência Geral, realizada em 1995, como uma forma de prestigiar os autores, estimular o acesso e incentivo à leitura e refletir sobre os direitos autorais. Esta data também homenageia três importantes escritores da história literária mundial: William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega, falecidos em 16 de abril de 1616.

Nesse dia, destaca-se o importante papel dos autores, ilustradores, diagramadores, revisores, editores e todos os profissionais envolvidos no processo de elaboração do livro. Em motivação para a criação da data, a Unesco explica que o livro foi se tornando historicamente, o elemento mais poderoso de difusão de conhecimento e o meio mais eficaz para sua conservação. Segundo a organização, toda iniciativa que promova sua divulgação redundará oportunamente não só no enriquecimento cultural de quantos tenham acesso a ele, mas no máximo desenvolvimento das sensibilidades coletivas em relação aos acervos culturais mundiais e à inspiração de comportamentos de entendimento, tolerância e diálogo.

Para celebrar a data, a PAULUS Editora selecionou alguns títulos inspiradores que ensinam, motivam, provocam reflexões diversas, aguçam o senso crítico, estimulam a criatividade e permitem conhecer lugares distantes da imaginação. Confira!

12 Virtudes da Mulher

 

Escrita por Pe. Francisco Galvão durante a pandemia mundial de Covid e baseada na vivência pessoal do sacerdote, esta obra propõe aos leitores e leitoras um perfil de mulher como alguém pronta a fazer a viagem da vida, em cada uma de suas curvas, incansavelmente, ao lado dos mais necessitados, pobres, últimos e descartados. Neste livro, o autor medita sobre as qualidades e virtudes da mulher que geram vida e esperança. Segundo o Pe. Galvão, nas entrelinhas, esta publicação deseja dar voz a tantas mulheres virtuosas – simples ou cultas – que diariamente lutam por um mundo mais justo e compassivo, onde todos possam compartilhar suas ideias, sentimentos, sonhos, dores e inquietações sem medo de julgamentos. Saiba mais!

 

Direitos Humanos e Doutrina Social da Igreja: Da globalização da indiferença à globalização da sociedade

 

Parte da coleção “Ministérios”, o livro “Direitos Humanos e Doutrina Social da Igreja: Da globalização da indiferença à globalização da sociedade”, organizado por Rosana Manzini e Ronaldo Zacharias, convida o leitor a refletir sobre os diversos elementos globais que violam os Direitos Humanos e o próprio direito de viver dos seres humanos. As reflexões temáticas presentes nesta obra se articulam em torno do princípio fundamental da Doutrina Social da Igreja: a defesa e a promoção da dignidade humana. Em cada texto, os autores  meditam sobre os traços de humanidade e defendem a justiça e o direito, revelando o rosto humano de Deus e o rosto divino em cada um dos seus filhos e filhas. Saiba mais!

 

Box: Paulo e a fidelidade de Deus – As origens cristãs e a questão de Deus

 

 

Esta publicação é fruto de mais de trinta anos de um trabalho intenso de pesquisa, envolvimento integral e imaginativo do autor com o apóstolo, que culminou nesta publicação, que revela em partes os mistérios da imaginação teológica de Paulo, exímio pregador do Evangelho de Cristo. Saiba mais!

 

 

 

O quintal de Aladim

 

A obra infantil “O quintal de Aladim” introduz ao universo infantil, de forma leve e poética, a questão dos refugiados. Ilustrado por Simone Matias, o livro de Andréa Avelar conta a história do pequeno Amin, de 11 anos, e sua família, que chegaram ao Brasil de navio, fugindo da guerra na Síria. Apesar da temática séria, um drama enfrentado por milhares de pessoas em todo o mundo, a obra “O quintal de Aladim” aborda o tema de forma leve, introduzindo ao universo infantil uma realidade que muitas crianças experimentam em seu espaço escolar: a chegada de um novo colega, vindo de um lugar distante, com cultura e tradições muito diferentes. Saiba mais. 

 

O Novo Humanismo: Paradigmas Civilizatórios Para o Século XXI a Partir do Papa Francisco

 

 

Fruto da parceria da PAULUS Editora com o Núcleo de Estudos Sócio Políticos (NESP) da PUC Minas e da Arquidiocese de Belo Horizonte, este livro trata da urgência de um novo humanismo que lance fundações sólidas para o século XXI que ainda está em suas primeiras décadas. Assim sendo, os artigos da obra apresentam o pensamento da liderança responsável em guiar a humanidade para essa jornada: o Papa Francisco. Saiba mais!