PAULUS Editora indica títulos para celebrar o Dia Mundial da Juventude | Paulus Editora

Notícias

29/03/2022

PAULUS Editora indica títulos para celebrar o Dia Mundial da Juventude

Por Imprensa

O coração de cada jovem deve ser considerado “terra santa”, diante da qual nos devemos “descalçar” para poder aproximar-nos e penetrar no Mistério. (Christus Vivit, 67).

Em 30 de março, celebra-se o “Dia Mundial da Juventude”, data instituída em 1985 pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), durante o Ano Internacional da Juventude. Esta comemoração tem por objetivo recordar a importância da atuação dos jovens em diversos temas e seguimentos ligados à sociedade, valorizando suas vivências e singularidades.

Além disso, a data destaca o valor, protagonismo e força de cada jovem para a construção de um mundo mais humano e igual para todos. São os jovens que com sua alegria, criatividade, audácia, força de vontade, senso crítico e destemido, atuam e participam de inúmeros eventos, assumindo posições de liderança em diferentes questões. Sendo assim, a comemoração instiga olhar para a figura do jovem com especial atenção para os seus anseios, ideias e perspectivas.

Esta data também reflete sobre os desafios atuais enfrentados pela juventude, como a falta de oportunidades educacionais e trabalhistas, conflitos familiares, a falta de perspectiva, desgaste emocional, entre outros. Em 1985, o Papa São João Paulo II também realizou a 1ª edição da Jornada Mundial da Juventude, que em 2023 chegará a sua 37ª edição.

Nas catequeses do Papa Francisco, o Santo Padre lembra que não podemos dizer apenas que os jovens são o futuro do mundo. Para ele, os jovens são presente e o estão enriquecendo com sua contribuição. “Um jovem já não é mais uma criança, está em um momento da vida em que começa a assumir diversas responsabilidades, participando com os adultos no desenvolvimento da família, da sociedade, da Igreja”, afirma.

Para celebrar a data, a PAULUS Editora destaca alguns títulos da coleção “Modelos de Virtudes”, que revelam biografias marcantes de jovens que fizeram a diferença no mundo e na história da Igreja, entre eles: o brasileiro Guido Schäffer, o beato Carlo Acutis e o jovem mexicano São José Sánchez del Río, canonizado em 16 de outubro de 2016 pelo Papa Francisco. Outros destaques são os livros criativos e interativos com linguagem jovial para a evangelização da juventude “Youcat – o catecismo jovem da Igreja Católica”, “Bíblia Jovem”, “Online com os santos” e “Tuitando com Deus”. Confira!

Um Santo surfista – O servo de Deus Guido Schäffer

 

Guido Schäffer nasceu em Volta Redonda,  Rio de Janeiro, em 22 de maio de 1974 e faleceu em 2009, pouco tempo antes da sua ordenação presbiteral. Guido estudou medicina e a exerceu por oito anos, antes de entrar no seminário. Junto com outros jovens do Rio de Janeiro, ele cresceu em contato com o mar, a mata e a montanha; praticou surfe, ciclismo e futebol. Para Guido, a prática esportiva tornou-se um campo para viver a fé. De seus pais, herdou a fé e a prática espiritual. Na prática da medicina, vivia conforme os valores cristãos da cordialidade, temperança, caridade e justiça. Saiba mais.

 

Nunca foi tão fácil ganhar o céu – Biografia espiritual de São José Sánchez del Río

 

Publicado pela PAULUS Editora e escrito por padre Ricardo Figueiredo, o livro “Nunca foi tão fácil ganhar o céu” apresenta aos leitores a biografia espiritual de São José Sánchez del Río, um jovem mártir mexicano, assassinado pelo governo anticatólico de sua época em 1928. O martírio do jovem cristão que ansiava pelo céu ocorreu devido à sua fidelidade a Deus, ao amor por Jesus Cristo na Eucaristia, por sua fé na Virgem de Guadalupe e pelo firme propósito de defender a fé cristã diante de seus algozes. Nesse caminho, os aspectos mencionados foram considerados características marcantes de sua biografia. Saiba mais.

 

Não eu, mas Deus – Biografia espiritual de Carlo Acutis

“Não eu, mas Deus” é o título da obra sobre Carlo Acutis e também uma das frases que o jovem repetia frequentemente. Carlo nasceu em Londres, Inglaterra, em 3 de maio de 1991. Comunicativo e acolhedor com quem estava em seu caminho, envolveu-se com os movimentos sociais e religiosos do colégio; era cuidadoso com os seus amigos e com os mais necessitados. Apaixonado pela Eucaristia, utilizava dos meios digitais para divulgar os milagres eucarísticos. Uma leucemia fulminante foi o motivo de sua morte, aos 15 anos de idade. De forma minuciosa, o leitor encontra todas essas etapas na obra escrita pelo autor português, padre Ricardo Figueiredo. Saiba mais

 

Youcat: o catecismo jovem da Igreja Católica

 

A obra, baseada no “Catecismo da Igreja Católica”, foi desenvolvida por um número considerável de padres, teólogos e professores de religião, para apresentar a mensagem e a doutrina da Igreja Católica em uma linguagem mais jovem e acessível. O Youcat vem atender a vontade dos muitos jovens que, inspirados e entusiasmados pela dinâmica das Jornadas Mundiais da Juventude, pediram um Catecismo que lhes falasse diretamente. Saiba mais.

 

 

Bíblia Jovem

 

 

Pensando no público juvenil, a PAULUS destaca a “Bíblia Jovem”, da coleção “YOUCAT”, uma versão dinâmica das Sagradas Escrituras. O prefácio da Bíblia Jovem foi elaborado pelo Papa Francisco, que convida para uma leitura diária e dinâmica da Palavra de Deus. Saiba mais.

 

 

Online com os santos

 

Se você pudesse conhecer e saudar um santo, qual você escolheria? Em linguem jovem e bastante atual, este livro oferece um encontro virtual com mais de 100 santos de todo o mundo. Mulheres e homens, carpinteiros e acadêmicos, mães e papas, príncipes e indigentes: suas histórias de vida inspiradoras estão ligadas a questões modernas da vida real e, junto com elas, são encontradas respostas. Saiba mais.

 

Tuitando com Deus

O livro “Tuitando com Deus” tem como objetivo ajudar a crescer na fé e no relacionamento com Jesus, apresentando as noções básicas sobre a fé em Deus, com base na Bíblia e nos ensinamentos da Igreja Católica. As perguntas deste livro são perguntas verdadeiras, feitas por jovens que, durante vários anos, reuniam-se na paróquia do autor Holandês Pe. Michel Remery, para debater a sua fé. Todos os tópicos foram falados abertamente, e nada foi tabu. O conteúdo traz uma catequese completa neste livro: as respostas estão formuladas como seriam numa conversa com jovens. Saiba mais.