PAULUS Editora faz memória do aniversário natalício do Servo de Deus Guido Schäffer | Paulus Editora

Notícias

15/05/2023

PAULUS Editora faz memória do aniversário natalício do Servo de Deus Guido Schäffer

Por Imprensa

Uma história real de entrega e santidade que tornou-se um exemplo para os jovens do mundo inteiro

“Todas as nossas ações devem visar o amor de Deus”. Guido Schäffer

Em 22 de maio, a Igreja e diversos católicos farão memória do aniversário natalício do jovem servo de Deus Guido Schäffer. Guido foi um jovem surfista brasileiro que ficou conhecido mundialmente por seu exemplo de dedicação a Deus e aos irmãos por meio de seu ofício como médico.  

Guido Schäffer nasceu em 22 de maio de 1974, na cidade de Volta Redonda no estado do Rio de Janeiro (RJ), no seio de uma família cristã e de origem alemã. Desde criança, foi incentivado na Igreja e no universo cristão por meio dos sacramentos e da escuta atenta da Palavra de Deus nas missas dominicais.

Sua biografia relata que Guido foi batizado em 22 de dezembro de 1974, na Igreja matriz de Santa Cecília, em Volta Redonda (RJ), e morou em Copacabana até a entrada para o seminário, onde aprendeu a amar o mar, o surf, a natureza e os esportes em geral. Em sua trajetória cristã, entre os anos de 1983 e 1990, recebeu a Primeira Eucaristia e o sacramento da Crisma na Paróquia de Nossa Senhora de Copacabana (RJ). Em 1991, Guido concluiu o ensino médio e seguiu o sonho de se tornar médico. No ano de 1998, finalmente formou-se em Medicina pela Universidade Souza Marques.

Entre o período de sua formação, o jovem Guido seguiu a frente de alguns trabalhos da Igreja local, voltados para o grupo de oração, pastoral da juventude e atendimento aos mais necessitados. Após uma viagem a Roma, em 2000, Guido revelou aos seus familiares o desejo de tornar-se sacerdote. Desde então, seguiu realizando inúmeras pregações e intensificou os trabalhos como médico voluntário junto à população de rua e na companhia das Irmãs Missionárias da Caridade. O jovem também cultivava uma vida de oração exemplar e forte devoção a Nossa Senhora.  Além disso, participou de vários eventos católicos, entre eles, a Jornada Mundial da Juventude em Toronto, Canadá (2002) e em Colônia, Alemanha (2005).

No ano de 2008, Guido ingressou no Seminário Arquidiocesano de São José a fim de concluir o curso de teologia. Entretanto, antes de tornar-se padre, veio a falecer em 1º de maio de 2009, aos 34 anos de idade, praticando surf com amigos na praia do Recreio dos Bandeirantes. Por uma vida de doação aos pobres e empenho na pregação do Evangelho de Cristo, sua fama entre os jovens espalhou-se e no ano de 2015, foi aberto oficialmente seu processo de beatificação e canonização, que segue em curso em Roma.

Para fazer memória deste jovem apóstolo de Cristo, a PAULUS Editora destaca a obra “Um Santo Surfista: O Servo de Deus Guido Schäffer”, escrita por Pe. Ricardo Figueiredo. Nesta publicação, o autor narra com maestria grande parte da biografia do jovem médico e seminarista que desejou através de seu ofício e sabedoria conquistar muitas almas para Deus. Confira!

Um Santo surfista – O servo de Deus Guido Schäffer

 

Para o autor Pe. Ricardo Figueiredo, vidas que irradiam força, alegria e paz, são vidas que no cotidiano chamam a atenção, convencem e merecem ser seguidas. Guido é uma dessas vidas: conhecer a sua história, conhecer os seus escritos, conhecer as suas decisões, as suas dúvidas, as suas inquietações é proposta desta obra. “Tudo é ocasião para conhecer uma vida que nos fala de Deus, nos conduz a Jesus. É realmente uma vida que não deixa ninguém indiferente. Pode ser assim, Guido é um desses testemunhos fortes que pode convencer a nossa juventude, que tantas vezes parece desorientada, anestesiada pela parafernália de computadores, celulares e outras tecnologias, e que aparenta ter perdido o gosto pela vida.”, relata o autor.  Saiba mais.