PAULUS Editora e Livraria LDM promovem lançamento da obra “Helder Camara: quando a vida se faz Dom” | Paulus Editora

Notícias

08/02/2022

PAULUS Editora e Livraria LDM promovem lançamento da obra “Helder Camara: quando a vida se faz Dom”

Por Imprensa


Evento presencial acontece no dia 5 de março, a partir das 11 horas

No dia 5 de março, a PAULUS Editora, em parceria com a Livraria LDM de Salvador (BA), promove o lançamento presencial do livro “Helder Camara: quando a vida se faz Dom”, de Eduardo Hoornaert. O evento acontecerá a partir das 11 horas e contará com um bate-papo com o autor, seguido de uma sessão de autógrafos. Para os interessados, não será necessário inscrever-se para participar, entretanto, serão observadas as medidas de proteção contra o novo coronavírus, como distanciamento, uso de máscaras, álcool em gel e apresentação do comprovante de vacinação.

Na publicação, Eduardo Hoornaert traz relatos de quem conheceu de perto, trabalhou e compartilhou vários episódios com Dom Helder. O autor relata os momentos marcantes da vida do biografado, partindo desde a sua infância, ingresso no seminário, ordenação sacerdotal, bispado na diocese de Olinda e Recife, viagens e discursos, posicionamentos durante da Ditadura Militar (1964 – 1985), seus poemas e ações missionárias junto ao povo. Entre 1964 e 1980, Hoornaert colaborou com Dom Helder na pastoral da Igreja Católica no Recife, sendo ao mesmo tempo vigário paroquial e professor do Instituto de Teologia do Recife (ITER).

Histórico

Nascido em Fortaleza (CE) em 7 de fevereiro de 1909, Helder Camara era o décimo primeiro filho de uma família de treze irmãos. Em 1923, ingressou no Seminário da Prainha, da Congregação da Missão (Lazaristas), onde formou-se em Filosofia e Teologia. Foi ordenado padre em 15 de agosto de 1931, aos 22 anos. Em 1952, foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e, em 1964, foi nomeado arcebispo de Olinda e Recife, onde permaneceu até 1985.

Dom Helder sempre foi muito atuante na luta em favor dos pobres, trabalhadores, em defesa à justiça e dos Direitos Humanos. Durante a ditadura militar foi perseguido e censurado. A partir de Recife, percorreu o mundo denunciando as torturas e o desrespeito aos Direitos Humanos praticados por regimes totalitários. Além disso, influenciou em importantes decisões no Concílio Ecumênico Vaticano II. Foi indicado quatro vezes para o Prêmio Nobel da Paz. Após um imenso legado de solidariedade e promoção da paz, Helder faleceu em 27 de agosto de 1999, em Recife, aos 90 anos.

Serviço:

Lançamento do livro “Helder Camara: quando a vida se faz Dom”
Dia 05 de março, às 11h
Livraria LDM – Shopping Bela Vista – L2, Asa Sul
Alameda Euvaldo Luz, 92 – Horto Bela Vista, Salvador (BA)
[email protected]
Tel.: 71 4042-1870 / Whatsapp: 71 98622-4751

Outras informações:

PAULUS Livraria de Salvador
[email protected]
Tel.: (71) 3321-0126 / WhatsApp: (71) 99197-8116