Papa Francisco: 10 anos da eleição do sucessor do apóstolo Pedro | Paulus Editora

Colunistas

Igreja e Sociedade

15/03/2023

Papa Francisco: 10 anos da eleição do sucessor do apóstolo Pedro

Por Cleane Santos

O primeiro Papa da América Latina.

“Por isso, eu te digo: Tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja”. (Mt 16, 18-19).

Em 13 de março de 2023, a Igreja Católica celebrou 10 anos da eleição do Papa Francisco. Conforme os Evangelhos e a tradição cristã, com as palavras do próprio Jesus ao apóstolo Pedro, configurou-se a missão da Igreja confiada pelo Cristo: a condução de seus filhos e filhas no mundo afora com o anúncio da Boa-Nova do Reino de Deus.

Nesse contexto, diante da comunidade eclesial e do povo reunido na Basílica de São Pedro, em 13 de março 2013, o então cardeal arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, colocava-se à disposição para fazer-se cumprir a vontade de Deus. Em plena quarta-feira, milhares de olhares estavam voltados à Praça São Pedro, pessoas do mundo inteiro e os veículos de comunicação, aguardavam ansiosos pela escolha do novo Papa, o vigário de Cristo, o Bispo de Roma, que daria continuidade à missão evangelizadora, após o seu precursor o Papa Emérito Bento XVI.

Na ocasião, o mundo conheceu o rosto do homem que estava incumbido de cuidar do futuro da Igreja Católica. Como alguém que abraça a vontade de Deus com humildade, o cardeal escolheu para si, o nome de Francisco, em homenagem a São Francisco de Assis e, também adotou gestos simples e desprendidos de protocolos e regalias. Naquele momento, Francisco apenas pediu que as pessoas rezassem por ele.

Durante os 10 anos de pontificado, Francisco enfrentou grandes desafios, experimentou as alegrias e tristezas, as dores vividas por diferentes povos do mundo. O pontífice conheceu de perto a dureza do coração humano que promove a guerra e mata a vida. Constantemente, os noticiários registram a entrega de Francisco à sua missão, um Papa dedicado, solidário que dialoga com diferentes chefes de estados para promover a paz, um pastor que luta por uma sociedade mais justa e fraterna favorável à vida. Francisco coloca em seu pontificado a preferência pelos pequeninos do Senhor, pelos pobres e humildes, doentes, refugiados, migrantes, crianças, idosos, viúvas, órfãos e todo o povo de Deus.

As metas de Francisco:

Na obra “Grandes metas do Papa Francisco”, o cardeal Dom Cláudio Hummes, elencou algumas metas do Papa, considerados por ele como assuntos pertinentes à propagação do Evangelho de Cristo e para uma Igreja Missionária: “Chorar os mortos que ninguém chora”, com atenção especial aos migrantes e refugiados; “Os pobres”, cuja a Igreja deve atentar-se ao sofrimento dos humildes”; “Os três ‘T’: Terra, Teto e Trabalho”, em que são observados como direitos sagrados; “Levar a Igreja às periferias”, quando Francisco fala de uma Igreja “em saída”; “Caminhar junto e aquecer os corações”; “Idosos e Jovens”; “Igreja em reforma permanente – Igreja Missionária”; “O encontro com Jesus Cristo”; “Salvar o nosso planeta”; “A Encíclica Laudato Si’ I, II e III”; “A Amazônia”; “A paz”; “a família”; “A Palavra de Deus”; “A Igreja cresce por atração – Igreja misericordiosa”; “A Igreja missionária em oração” e, por fim, “Maria, Mãe da Igreja”, entre outras.

Viagens apostólicas

Durante os 10 anos de seu pontificado, o Papa Francisco já realizou cerca de 40 viagens pelo mundo, visitou 58 países, além das viagens internas na Itália. Entre as publicações mais conhecidas estão as encíclicas: “Lumen fidei”, escrito com o papa emérito Bento XVI, em 2013, “Laudato si’ (2015)” e “Fratelli Tutti (2020)”. Além das exortações apostólicas “Evangelii gaudium (2013)”, “Amoris laetitia (2016)”, “Gaudete et exsultate (2018)”, Christus vivit (2019) e “Querida Amazonia”(2020).

Vale lembrar que a primeira viagem apostólica do Papa Francisco foi ao Brasil, em virtude da Jornada Mundial da juventude, realizada de 22 a 29 de julho de 2013. O próximo destino de Francisco será para a Jornada Mundial da juventude na Hungria, de 28 a 30 de abril, o encontro com os jovens abordará o tema “Cristo, nosso futuro”. Em seu pontificado, Francisco ainda proclamou diversos santos, santas e mártires, entre eles, a brasileira Santa Dulce dos pobres.

Em suas catequeses, o Santo Padre continua a guiar a Igreja Católica com maestria, certamente, com o coração muitas vezes chagado e dilacerado, semelhante ao Cristo, mas fielmente entregue à missão. Observa-se um Papa criativo, conhecedor da retórica e das palavras certas que transformam e edificam. Nas catequeses e homilias proferidas, Francisco evangeliza e orienta constantemente as famílias, bispos, presbíteros, religiosas e religiosos, agentes pastorais, líderes mundiais e todo o povo sobre os mais variados temas.

Além disso, sua defesa estende-se a temas ligados ao cuidado da “casa comum”, ao bloqueio da economia desenfreada que destrói a vida e o planeta terra. Em resumo, temos muito a agradecer a Deus, certamente, a Igreja de Cristo, ganhou um Papa magnifico que está sempre ligado e atento às necessidades do povo. Vida longa ao pontificado do Papa Francisco, rezemos por sua vida e missão! Rezemos também para que a Igreja em suas múltiplas realidades e representada por seus bispos, padres, diáconos e demais membros da Igreja, o ajudem a manter firme a missão confiada por Deus.

nenhum comentário