A PAULUS Livraria de Brasília promoveu, no último sábado (12), a palestra “Jesus nos Quatro Evangelhos: Introdução à Cristologia dos Evangelhos Canônicos”. Participaram da formação cerca de 20 pessoas.
A palestra teve como objetivo responder à questão “quem é Jesus?”, pela ótica de cada um dos quatro evangelistas. O professor D. F. Izidro, mestrando em Ciências da Religião e docente-pesquisador da Sociedade de Estudos Bíblicos Interdisciplinares (SEBI), foi incumbido de conduzir o curso.
Desde os primórdios do cristianismo a arte cristã tem representado os evangelistas como um homem, um leão, um touro e uma águia. São notáveis as diferenças entre os evangelhos, não só na escrita, mas também na forma de enxergar e transmitir quem era Cristo.
Mas como e por que foram atribuídos tais símbolos aos evangelistas? Segundo santos da Igreja e sacerdotes especialistas, o fundamento desses ícones é bíblico. A primeira referência encontrada na Bíblia está na profecia de Ezequiel: “Do meio da nuvem surgiu algo parecido com quatro seres vivos, e cada um lembrava também uma forma humana. […] O rosto deles era parecido com o rosto de um homem. Do lado direito tinham aparência de leão, e do lado direito tinham aparência de touro. Os quatro tinham também aparência de águia.” (Ez 1,5.10)
Outra referência aos quatro seres está no livro do Apocalipse: “O primeiro Vivente parece um leão; o segundo parece um touro; o terceiro tem rosto como se fosse humano; o quarto parece uma águia voando. […] E sem parar, dia e noite, eles proclamam: “Santo! Santo! Santo! Senhor, o Deus todo-poderoso! Aquele-que-era, Aquele-que-é e Aquele-que-vem!” (Ap 4,7-8).
Historicamente, São Mateus é retratado como homem; São Marcos, como um leão; São Lucas, um touro e São João, uma águia. O primeiro santo a definir os evangelistas dessa forma foi São Jerônimo. Um dos papas mais importantes da história da Igreja, São Gregório Magno (590 – 604), explica com clareza a atribuição dos símbolos aos evangelistas.
“Na verdade estes quatro animais alados simbolizam os quatro santos evangelistas, como demonstra o próprio início de cada um destes livros dos evangelhos. Mateus é corretamente simbolizado pelo homem porque ele começa com a geração humana; Marcos é corretamente simbolizado pelo leão, porque inicia com o clamor no deserto; Lucas é bem simbolizado pelo bezerro, porque começa com o sacrifício; João é simbolizado adequadamente pela águia, porque começa com a divindade do Verbo, dizendo: ‘No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus, e o Verbo era Deus’ (Jo 1,1-2), e assim tem em vista a substância divina, fixando o olhar no sol à maneira de uma águia”.
No próximo sábado (19), a livraria realiza a palestra “Vamos falar de amor? – O amor nos relacionamentos”. Mais informações:
PAULUS Livraria de Brasília/DF
SCS – Q.1 – Bloco I
Edifício Central – Loja 15 – Asa Sul – Brasília/DF
Tel.: (61) 3225-9847 / WhatsApp: (61) 98341.0228
brasilia@paulus.com.br