65. Primeira Carta aos Tessalonicenses | Paulus Editora

Colunistas

Bíblia

18/07/2024

65. Primeira Carta aos Tessalonicenses

Por Nilo Luza

Conhecida como Termas (banhos quentes) na antiguidade, a cidade passou a se denominar Tessalônica em homenagem à esposa de Cassandro (general macedônico), que a reconstruiu. Era uma importante cidade e capital da Macedônia, desde 146 a.C. Era uma cidade cosmopolita, próspera e aberta ao sincretismo religioso. A cidade possui um porto muito movimentado que comercializam produtos agrícolas e minerais, inclusive seres humanos. Sua população era formada principalmente por gregos, romanos e judeus. Em torno da metade da população, senão mais, era constituída por escravos, mesmo assim florescente cidade comercial. Hoje em dia é conhecida como Salônica. Tessalônica era governada por politarcas (autoridades políticas), eleitos pelo povo. Está situada na Via Egnácia, que liga Roma com a Ásia. Hoje em dia, Salônica possui em torno de 800 mil habitantes.

A primeira Carta aos Tessalonicenses é o primeiro escrito do Novo Testamento, escrita, pelo ano 50 d.C., por Paulo, junto com Silvano e Timóteo. Paulo descobriu novo jeito de evangelizar, por meio de Cartas. Depois de organizar a comunidade em sua segunda viagem missionária, Paulo foi expulso de Tessalônica, dali dirigiu-se para Bereia e Atenas. De Atenas, o apóstolo enviou Timóteo de volta a Tessalônica para ver como estava a jovem comunidade, além de animar os cristãos por causa da perseguição.

Em sua segunda viagem, Paulo fundou uma comunidade em Tessalônica, a partir da casa de Jasão. É mais uma “comunidade doméstica” que os evangelizadores iniciaram, isto é, uma comunidade que se reúne em família. Provavelmente formada por poucas pessoas. Podemos dividir a primeira Carta aos Tessalonicenses em duas partes:

1. Ação de graças (1Ts 1-3): a) Ação de graças (1,1-10): Após uma breve saudação, os autores dirigem a Deus uma ação de graças pelo fato de a comunidade viver a fé ativa, que se traduz em obras, o amor que forma comunidade e a esperança perseverante, para assegurar a caminhada rumo ao futuro. Portanto, a Carta está fundamentada no tripé: fé, amor e esperança. b) Ministério de Paulo (2,1-20): Paulo nos fala que foi insultado em Filipos, mas encontrou coragem em Deus para não desanimar na missão de evangelizar. O objetivo dos missionários não é agradar as pessoas, mas a Deus. A vontade é rever novamente a comunidade. c) Envio e retorno de Timóteo (3,1-13): Impedido de visitar a comunidade, Paulo envia Timóteo para encorajá-la na fé e na volta trouxe boas notícias sobre a fé e o amor dos tessalonicenses. Que Deus os faça crescer sempre mais.

2. Várias exortações (1Ts 4-5): a) Exortação à vida cristã (4,1-12): Paulo faz um apelo a viver a santidade, agradando a Deus e respeitando e valorizando o próprio corpo e dos outros. Deus nos chama a viver na santidade e progredir sempre mais nisso. b) A esperança dos cristãos (4,13-18): A ressurreição de Cristo é garantia para os que já morreram como para os que ainda estão vivos. Portanto não há motivo para se preocupar com os que já morreram, eles precederam aos vivos. c) A nova vinda de Cristo (5,1-11): O “dia do Senhor” poderá vir de surpresa como um ladrão. Por isso, a necessidade da vigilância contínua. Como vocês são “filhos da luz” não há o que temer. Revistam-se da armadura da fé e do amor e o capacete da esperança. d) Conselhos gerais para a comunidade (5,12-22): Aqui os autores propõem uma série de recomendações: consideração pelas lideranças, viver a paz com os outros, pacientes, sempre alegres, rezando e dando graças por tudo. e) Saudações finais (5,23-28): A comunidade deve levar em conta a integridade humana: espírito, alma e corpo. Isso significa a pessoa completa e plena do Espírito. Conclui desejando a graça de Cristo.

nenhum comentário