Obras da PAULUS para celebrar o Dia Mundial da Oração | Paulus Editora

Notícias

23/02/2022

Obras da PAULUS para celebrar o Dia Mundial da Oração

Por Imprensa

“Peçam, e lhes será dado. Procurem, e encontrarão. Batam, e lhes será aberto. Pois todo aquele que pede recebe, quem procura encontra, e a quem bate se abrirá (Mt. 7, 7-8).

Em 4 de março, comemora-se o dia Mundial da Oração. A data surgiu no século XIX com o objetivo de celebrar a importância da oração para a humanidade e, ao mesmo tempo para reunir os cristãos do mundo inteiro em prol das necessidades individuais e coletivas da sociedade. No Brasil, a data passou a ser celebrada a partir de 1938, na primeira sexta-feira do mês de março.

Em suas catequeses sobre a oração, pronunciadas entre maio de 2020 e junho de 2021 sobre o tema da “Oração”, o Papa Francisco ensina que a oração é necessária, ele enfatiza que se o cristão não rezar, não terá forças para ir em frente na vida. “A oração é oxigênio da vida”, diz. Ainda, segundo ele, a fé significa ter duas mãos levantadas, uma voz que grita para implorar o dom da salvação, assim como fez Bartimeu, um cego perseverante que implorou a misericórdia do filho de Deus (Mc 10, 46-52).  O Santo Padre ensina que a oração nasce da terra, húmus – qual deriva (humilde), ou seja, a oração vem da condição de precariedade humana e do desejo constante de Deus. Para o sacerdote e renomado teólogo José Comblin, a oração consiste em aceitar com confiança algo humanamente incompreensível. É uma entrega ao Pai, para que ele realize o seu desígnio.

Neste pensamento, a oração é a via sensível e direta para conectar-se com o Sagrado e, ao mesmo tempo, uma resposta de amor a Deus criador que sempre se coloca em escuta. Em comunhão com Deus é possível renovar as forças diárias, a oração pode ser realizada de maneira individual conforme orienta a Palavra (Mt 6,6-7), ou em grupo. Cada oração é carregada de intenções e sentidos. Sem especificar religiões, esta comemoração convida a todos a refletir sobre a força da oração, quando bem direcionada não apenas para questões individuais, mas em virtude do bem comum.

Para celebrar a data, a PAULUS Editora sugere títulos que falam da importância da oração e auxiliam os leitores a compreenderem o sentido da prática oracional. São livros que direcionam espiritualmente e ajudam a rezar em diversas situações da vida. Confira!

Orações do Papa Francisco

O livro “Orações do Papa Francisco”, escrito por Frei Darlei Zanon, ssp, tem por objetivo auxiliar o leitor a estar em sintonia com o Papa por meio das diversas orações. A obra traz uma coletânea de textos que buscam motivar o cristão a rezar pelo papa e, sobretudo, a rezar “com” o papa pelas inúmeras situações que afetam a Igreja e os homens e mulheres de hoje. Nesta publicação, o autor une as orações originais que o Papa Francisco proferiu ao longo do seu pontificado, expressão genuína e profunda da sua espiritualidade e estreita ligação com Jesus, relata o autor. Saiba mais!

 

A oração de Jesus 

 

Publicado pela PAULUS e escrito por José Comblin, este livro mostra que as orações de Jesus são o modelo perfeito para a oração dos discípulos. Segundo  o autor, não podemos garantir que as orações que se encontram nos evangelhos reproduzem literalmente a palavra de Jesus, já que foram escritas pelos evangelistas muito tempo depois de pronunciadas. Entretanto, elas expressam a forma como a oração de Jesus foi transmitida e entendida pelas gerações sucessivas de discípulos. Este livro deseja conduzir ao leitor a conhecer o poder da oração com base em situações vivenciadas pelo próprio Jesus Cristo. Saiba mais.  

Senhor, ensina-nos a orar – Orações para todos os momentos

 

Como rezar em diferentes momentos da vida? Organizado por Pe. Claudiano Avelino dos Santos, ssp, e Pe. Mario Roberto de Mesquita Martins, ssp, o livro  “Senhor, ensina-nos a orar” é uma obra com diversas orações tradicionais da Igreja Católica, que poderão ajudar o leitor em diversas situações do dia a dia: agradecimento, súplica, orações em família, orações com santos e santas, orações para combater o mal, salmos para orar em diversas circunstâncias, entre outras ocasiões. Muitas vezes, faltam as palavras e, é neste momento que esta publicação convida o leitor a intensificar a confiança e diálogo com Deus por meio da via da oração. Saiba mais.

Oração Cristã – um encontro com Jesus 

Este livro apresenta uma nova contribuição para motivar e tornar mais acessível a todos o caminho da oração. O conteúdo fala sobre encontro de Jesus com Zaqueu (cf. Lc 19,1-10) é a referência para uma interpretação criativa sobre a relação e diálogo com Deus pela via da oração. Além disso, traz uma reflexão a respeito da oração do Senhor, o Pai-nosso, a oração dos pequenos, dos que se colocam em atitude filial diante de Deus, e que aprendem com Jesus a dirigir-se a Ele como Pai.  Saiba mais.

 

 

A oração

 

Este livro reúne as Catequeses do Papa Francisco sobre a oração, proferidas entre os meses de maio de 2020 e junho de 2021, em plena epidemia da Covid-19. São textos de inesgotável riqueza espiritual, que bebem nas fontes da milenar tradição mística e espiritual da Igreja. O Santo Padre percorre as sendas de mestres de oração que encontramos na Bíblia, como Abraão, Jacó, Moisés, Davi, Elias, Jesus e Maria, além de abordar temáticas fundamentais para a formação mística e espiritual de todos os cristãos. Saiba mais.

Youcat: orações para jovens

 

O livro “Youcat: orações para jovens” deseja ser um auxílio para o caminho de oração e de amizade com Deus. A publicação organizada por Georg Von Lengerke e Dorte Schromges, com versão para o português de Cláudia Lobo, reúne orações antigas e novas para diversos momentos da vida, sobretudo, pretende ser um guia de oração para os jovens compreenderem as inúmeras formas de diálogo para se chegar até Deus. Saiba mais.

 

Vamos rezar juntos?

Esta obra escrita por Rogério Bellini traz as principais orações do cristão num formato agradável e convidativo às crianças. As orações como o Pai-nosso, a Ave-maria, o santo anjo, a Salve-Rainha, o Creio, entre outras, são apresentadas com suas respectivas ilustrações. O livro também ensina os pequenos a fazer o sinal da cruz, o ato de contrição, a escrever uma oração (individual ou comunitária), propondo também orações para o amanhecer e para o anoitecer. Saiba mais.