O que é liturgia? | Paulus Editora

Colunistas

Liturgia Passo a Passo

08/05/2018

O que é liturgia?

Por Luiz Miguel

LITURGIA é tema indispensável para os cristãos. É pelas celebrações litúrgicas que Cristo nos reúne em assembleia e nos põe em comunhão com o Pai pelo Espírito Santo. Por isso, é importante conhecer o sentido profundo da Liturgia e suas implicações. Convido você a percorrer esse caminho, sob orientação do Mestre por excelência, Jesus Cristo. Com humildade e de coração aberto. Passo a passo. Este é o propósito da série de artigos – na verdade, um breve curso –, que vamos apresentar a partir deste primeiro número.

O que é liturgia?

Liturgia é uma palavra de origem grega, cujo significado é “serviço público”, uma obra realizada em benefício do povo. A Igreja assumiu e aplicou o termo liturgia no sentido de “serviço divino”, serviço religioso e ritual. É, ao mesmo tempo, a salvação realizada por Deus na sua Igreja e o culto prestado a Deus por essa Igreja. Portanto, quando falamos de liturgia, incluímos tanto o agir de Deus em nosso favor, quanto o nosso agir comunitário dirigido a Deus. Então, em liturgia temos dois movimentos: ascendente e descendente. De nós para Deus e de Deus para nós. Elevamos a Deus nossos anseios, súplicas e agradecimentos (movimento ascendente), e de Deus recebemos abundantes graças (movimento descendente).

De liturgia deriva a expressão celebrações litúrgicas. Antes de tudo, vamos tratar sobre celebrações.

O que significa celebrar?

Celebrar quer dizer tornar célebre, valorizar, engrandecer. Tudo isso pode ser aplicado a pessoas ou acontecimentos. Quando celebramos o aniversário de um amigo, o que fazemos? Por meio de aplausos, cantos, felicitações, nós colocamos em destaque o aniversariante e lhe demonstramos afeto e amizade. Celebramos a sua vida, a sua história. Quando uma nação celebra um fato histórico, por exemplo, o Dia da Independência, o que faz? Valoriza o fato histórico, lembra os heróis da Pátria, por meio de desfiles, discursos, feriado nacional… Enfim põe em destaque aquele acontecimento.

A partir desses exemplos, será mais fácil compreender o significado de celebrações litúrgicas. No próximo número, trataremos sobre esse assunto.

13 comentários

8/5/2018

Sonia Cristina Lopes

Gostei do livro(formação para leitores e minitros da palavras) quanto custa?

8/5/2018

ROMUALDO CAETANO BARROS

É sempre bom conhecer um pouco mais daquilo que fazemos. Acredito ser uma boa leitura, simples e objetiva e que propicia um aparato de conhecimento. Bom dia, um forte abraço!

8/5/2018

Zelia

Muito bom!

8/5/2018

Maria de Jesus

Muito boa e importante essa explicação. Amei, aprendemos muito, principalmente quem trabalha o dia e não tem tempo e fazer um estudo na paróquia. Obg.

8/5/2018

Messias

Gostei e quero acompanhar a sequência.

8/5/2018

José Aílton Passos

Parabéns muito bom o anúncio continuem.

8/5/2018

Lucineide Maria Acauã Arabi

Boa tarde. Muito bom e interessante, obrigada. Quero acompanhar os próximos estudos!

19/8/2018

Rogério Oliveira de Sousa

Adorei o estudo

30/6/2019

Liturgia: O que é liturgia? – Fé e Vida

[…] Fonte: Paulus […]

7/2/2020

Lucas Ferreira Duarte

Muito esclarecedor o texto! Deus lhes pague!

13/3/2024

Anerécio Diamante

Necessito de mais materiais De ensino da palavra pelas almas novas

16/3/2024

cataquist manuelemn

amei o conteudo sou cateuqista e gosti mti disso mto bom mesmk amei mesmo nnotq 10 pra mim pelo menos nao podsoso falar port todos mas pra eu foi mto bon vou mosr pros meus cateuiqisandos vao amar cmto messmo eua cho ne

27/7/2024

Joel Gomes

Deus seja louvado. Muito esclarecedor.