8 de outubro: 27º Domingo do Tempo Comum | Paulus Editora

O Domingo
8 de outubro: 27º Domingo do Tempo Comum

A VINHA AMADA DO SENHOR

A parábola apresentada no evangelho de hoje tem como base o cântico da vinha de Isaías 5,1-7, adaptada ao tempo da comunidade de Mateus, por volta do fim do primeiro século da era cristã. Segundo os estudiosos, as várias personagens da parábola podem ser identificadas: a vinha é Israel; o proprietário representa Deus; os vinhateiros são os dirigentes do povo; os empregados representam os profetas; o filho é Jesus; o fruto é o amor, ou seja, o direito e a justiça (Is 5,7).

A parábola reflete a realidade da Galileia rural e da comunidade mateana naquele tempo: a concentração das terras nas mãos dos grandes proprietários, que moravam na cidade e alugavam as terras em troca de
parte da colheita, deixando os pequenos agricultores em situa
ção difícil. Os próprios dirigentes do povo eram, normalmente, os proprietários das terras e os responsáveis pela morte de profetas, como João Batista e tantos outros.

Jesus conta essa parábola principalmente às autoridades e àqueles que têm responsabilidades com o povo e com a sociedade, mas é dirigida também a todos nós que temos compromisso com a construção da sociedade fraterna, justa e solidária. São os frutos que Deus espera de cada um de nós. Pertencer a essa vinha é um privilégio, mas envolve, sobretudo, o compromisso de produzir frutos de justiça.

O povo de Deus é a vinha do Senhor, o qual dela cuida com amor e carinho e espera que os dirigentes a tratem da mesma forma. Quando a vinha é amada e cuidada com carinho, produz abundantes frutos. Enquanto comunidade cristã, somos convidados a não decepcionar as expectativas de Deus, que aguarda resultados de nossa parte. Não podemos ser uma Igreja estéril, que cala os profetas ou os joga fora da vinha.

Somos todos responsáveis por cuidar deste mundo maravilhoso que Deus criou, vinha do Senhor e nossa Casa Comum.

Pe. Nilo Luza, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

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