8 de dezembro – IMACULADA CONCEIÇÃO DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA | Paulus Editora

O Domingo
8 de dezembro – IMACULADA CONCEIÇÃO DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA

“CHEIA DE GRAÇA” PARA SERVIR

A celebração da Imaculada Conceição de Maria nos leva a recordar que o fundamento desse dogma se encontra nas palavras que o anjo Gabriel dirigiu à Jovem de Nazaré: “Alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor está contigo” (Lc 1,28). Somente uma mulher “plena de graça”, desde sua concepção, teria condições de acolher o dom mais precioso que o mundo já recebeu: Jesus, o amor encarnado de Deus. 

Maria o faz a partir de seu amor, de sua humildade e disponibilidade para colaborar com o projeto divino. De fato, escolhida para ser a mãe do Salvador do mundo, ela responde positivamente a Deus e se põe a seu serviço: “Eis aqui a serva do Senhor” (Lc 1,38). Com essa atitude, Maria nos mostra que o serviço a Deus e aos irmãos faz parte também de nossa vocação e da missão da Igreja. 

Nesse sentido, a celebração da Imaculada Conceição de Maria vai nos colocando ainda mais intensamente no caminho de preparação do Natal de Jesus, o “Deus-conosco”, que não vem ao mundo para ser servido, mas para servir e olhar com carinho especialmente os pobres, os sofredores e os marginalizados. 

Em meio às provações da vida e, sobretudo, diante das nossas contradições, dentro de nós e à nossa volta, Maria nos aponta o caminho do seguimento de Jesus. Que ela, a cheia de graça, nos ensine a estarmos também receptivos e disponíveis para acolher e pôr em prática a Palavra de Deus, no nosso serviço aos irmãos e irmãs, para que o mundo creia e tenha mais vida!

Dom Valdir José de Castro, ssp
Bispo de Campo Limpo (SP)


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar