29 de outubro: 29º Domingo do Tempo Comum | Paulus Editora

O Domingo
29 de outubro: 29º Domingo do Tempo Comum

O MAIOR MANDAMENTO

O primeiro e maior mandamento é amar a Deus integralmente, com todas as energias e em todas as escolhas que fazemos. Ou seja, direcionar a própria vida de acordo com a vontade de Deus, tal como Jesus o fez, com palavras e ações.

Jesus recorda o mandamento da Lei de Moisés, em Deuteronômio 6,5. Amar a Deus é tê-lo como o Absoluto de nossa vida. Ele nos criou, e dele dependemos: daí nosso respeito e temor a ele. Somos criados à sua imagem e semelhança, dignos, capazes de amar e ser amados: daí nossa confiança nele e nossa gratidão.

Esse amor de quem respeita a Deus e nele confia não tem, porém, nenhum sentido quando separado do amor ao próximo. Pois o Mestre nos ensinou que amar a Deus é amar o próximo. E, recordando Levítico 19,18, Jesus deixa claro que amar o próximo não é simplesmente se esforçar em algumas ações isoladas para demonstrar amor aos outros. Todo o capítulo 19 do Levítico propõe relações sociais de justiça: respeito aos pais, comida para o pobre e migrante, lealdade e bondade sobretudo para com os mais necessitados.

Amar o próximo, portanto, é assumir na própria vida as opções que Jesus assumiu. É dispensar aos outros a atenção e o carinho que gostamos de receber. Porque é assim que se constroem relações humanas dignas, nas quais os pequenos sejam respeitados e lhes seja devolvido o direito de ser sujeitos da própria história; nas quais o julgamento e a intransigência deem lugar à misericórdia e à compreensão.

Amar como Jesus amou é o desafio para nós. Pois “o amor de Deus cabe onde nem tem cabimento”. O amor que ele tinha pelo Pai se manifestou em seu amor pelos pequenos, por aqueles que a sociedade desprezava e excluía. E sobre isso não é preciso fazer teorias. O próprio Jesus diz que, em certo Dia, nosso amor a Deus será bem fácil de medir: ele terá o tamanho do bem que tivermos feito aos menores. Pois o que fazemos a eles, fazemos ao próprio Deus.

Pe. Paulo Bazaglia, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar