29 de novembro: 1º Domingo do Advento | Paulus Editora

O Domingo
29 de novembro: 1º Domingo do Advento

ADVENTO SEM FIM

Um fato é certo: não temos o direito de pensar que a Igreja, convidando-nos a celebrar o advento de Cristo, nos obrigue a celebrar só coisas do passado – pois tal advento está sempre em andamento. É o Filho de Deus que continuamente visita e frequenta o coração daqueles que sabem crer, esperar e amar.

Sim, Cristo já veio – e nunca para de vir. E a celebração dessa vinda primitiva nos projeta para o futuro, para o final dos tempos, quando a manifestação de Cristo será completa e definitiva.

Cristo, então, está em contínuo advento, sempre e incansavelmente a caminho de nosso lar. Mas em que lugar, em que canto vamos acomodá-lo? O lugar que ele mais ambiciona é um coração convertido, que tenha a coragem de se “reformar” e de se abrir ao amor, à fraternidade, à justiça.

Ocorre que nós não apreciamos mudanças e reformas. Proclamamos aos quatro ventos: “Eu sou feito assim, não vou mudar”. E esquecemos que, na verdade, nós mesmos é que nos fizemos assim.

Nosso gênio agressivo ou conciliador, insolente ou respeitador, egoísta ou altruísta não nasceu por geração espontânea. Nós é que o alimentamos, dia após dia. E hoje somos o resultado daquilo que nós mesmos decidimos, planejamos e desejamos ser.

No entanto, é verdade que sozinhos não estamos em condição de enfrentar o futuro – que se anuncia incerto e até um tanto sombrio. Só criando espaço para Cristo num coração convertido é que conseguiremos chegar à meta.

De maneira que o futuro será como nós o quisermos. Se no sulco da vida jogarmos sementes de egoísmo, de violência e de orgulho, estes serão nossos companheiros de viagem. Mas se jogarmos as sementes da esperança e da fé em Cristo, ele será nossa herança feliz.

Pe. Virgílio, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar