24 de abril: 5º Domingo da Páscoa | Paulus Editora

O Domingo
24 de abril: 5º Domingo da Páscoa

O NOVO MANDAMENTO

 O breve texto do evangelho deste domingo é de capital importância, pois é o fundamento da nova comunidade dos seguidores de Jesus. O mandamento do amor deixado por Jesus, antes de se despedir dos seus, substitui a lei mosaica.

Por que “novo mandamento”, se lá no Levítico (19,18) já temos o mandamento do amor? A característica específica que diferencia o mandamento de Jesus do descrito na torá é a medida: “como vos amei”. Aí está toda a diferença entre um e outro. Ou seja, Jesus amou até doar a própria vida, até a morte. Para quem segue a Jesus, não se trata de “morrer literalmente” – embora às vezes há quem chegue a esse ponto –, mas  de morrer diariamente ao egoísmo, à intolerância e à arrogância; numa palavra, morrer a tudo que nos afasta dos outros e nos isola em nosso bel-prazer.

Esse amor é fundamental para os seguidores de Jesus, pois os identifica como seus discípulos. É a identidade do cristão. Outra novidade da proposta de Jesus é o “amor mútuo”: Jesus não pede que o amemos ou amemos a Deus (Dt 6,5), e sim que “nos amemos uns aos outros”. Encontra-se com Deus quem se abre à necessidade dos irmãos. Essa é a forma mais visível de demonstrar que o amamos. É preciso desconfiar do amor que dizemos ter a Deus se somos incapazes de amar os irmãos. A vocação cristã se caracteriza pelo amor recíproco. Um amor que constrói comunidade e não exclui as pessoas.

O amor é feito não apenas de belas palavras, mas sobretudo de gestos concretos, como foi demonstrado no “lava-pés”. O amor autêntico leva à
vivência da partilha, do perdão e da solidariedade; em suma, leva ao encontro do outro. O verdadeiro amor é concreto, está nas obras e comunica. Como diz o papa Francisco: “Não há amor sem comunicar-se, não há amor isolado. O amor cristão tem sempre a característica de ser ‘concreto’: está mais nas obras que nas palavras, mais em dar do que em receber”. Portanto, não é um amor novelesco.

Pe. Nilo Luza, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar