22 de outubro – 29º DO TEMPO COMUM | Paulus Editora

O Domingo
22 de outubro – 29º DO TEMPO COMUM

DIA MUNDIAL DAS MISSÕES

“Um amor que não sentisse a necessidade de falar da pessoa amada, de apresentá-la, de torná-la conhecida, que amor seria?” (EG 264). O que faz arder o coração é o amor que nasce do encontro e desemboca na comunicação, na partilha. Esta é a experiência dos discípulos de Emaús (cf. Lc 24,13-15) evocada na mensagem do papa Francisco para o dia mundial das missões deste ano.

Enquanto percorriam tristes o caminho da desilusão, encontram o Ressuscitado. Jesus se aproxima deles com toda a delicadeza de quem ama, toma a iniciativa, escuta-os e só depois fala. Ele, que é a Palavra viva, ilumina, de maneira firme e terna, a mente dos discípulos.

Do caminho eles chegam a casa, e o desejo de intimidade que foi crescendo durante a caminhada se manifesta no pedido sincero: “Fica conosco, Senhor!” O Senhor permanece e, com os gestos familiares da partilha do pão, faz que os olhos dos discípulos se abram. Imediatamente eles retomam o caminho, já não desiludidos, mas repletos da alegria que brota do encontro com o Ressuscitado.

Nessa experiência vemos retratado o itinerário ideal dos discípulos missionários. Seus pés estão fincados na realidade da própria Igreja local e do meio que os circunda. No entanto, sua vida-missão não se esgota na realidade local, mas esta é o ponto de partida de onde o coração se abre para “toda pessoa e todos os povos até os confins da terra”. O papa não se cansa de reafirmar a validade perene da missão ad gentes, a necessidade de viver verdadeira conversão missionária, porque “a ação missionária é o paradigma de toda obra da Igreja”.

O dia mundial das missões transforma-se, assim, em ocasião para reafirmar a necessi­dade de colaborar com a missão de Deus com a oração e a ação, com ofertas e com o testemunho. É ótima oportunidade para conhecer as Pontifícias Obras Missionárias.

“Corações ardentes, pés a caminho” é o lema da Campanha Missionária deste ano. Essa expressão resume a paixão que anima as mulheres e os homens que, graças à ação do Espírito Santo, se põem a caminho “com olhos abertos, pés em movimento para fazer arder outros corações com a Palavra de Deus, abrir outros olhos para Jesus Eucaristia e convidar todos a caminhar juntos pelo caminho da paz e da salvação que Deus, em Cristo, deu à humanidade”.

Ir. Regina da Costa Pedro, pime – Diretora das Pontifícias Obras Missionárias no Brasil


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar