22 de dezembro – 4º DOMINGO DO ADVENTO | Paulus Editora

O Domingo
22 de dezembro – 4º DOMINGO DO ADVENTO

MARIA, SINAL DE ALEGRIA E DA IGREJA EM SAÍDA

Depois de acolher o anúncio do anjo, que a convida para ser a mãe do Filho de Deus, e de receber a notícia de que Isabel, na sua velhice, também conceberia um menino, Maria parte às pressas para as montanhas da Judeia a fim de auxiliar a prima na gestação. A saudação de Maria enche de alegria a casa de Isabel.

Por onde Maria, a mãe de Jesus, transita, sempre leva paz e alegria. Nas ladainhas, é invocada também como rainha da paz e da alegria. É o que vemos no Evangelho: quando ela chega à casa de Zacarias, Isabel exulta com um hino de louvor e o fruto do seu ventre “pula de alegria”; reconhece que Maria é “bendita entre as mulheres”, pois acreditou no projeto de Deus e se doou. O encontro de duas mães e duas crianças, estas ainda no ventre, é comemorado com alegria.

A passagem do Evangelho aponta para o cumprimento definitivo da obra da salvação, iniciada com Abraão, o pai da fé. Graças ao sim de Maria, Deus vem a nós na pessoa de Jesus. Contando com a colaboração do ser humano, Deus realiza seus projetos.

Maria, ao visitar Isabel, é a nova arca da aliança que carrega em seu seio o Messias tão esperado. Lucas apresenta Maria como símbolo das comunidades que são convidadas a não se fechar em si mesmas, mas “sair” e estar abertas e solidárias entre si. 

Vemos, na visitação de Maria a Isabel, a solidariedade entre as mães que reconhecem o agir do Espírito Santo. O encontro dessas duas mulheres é sinal dos cristãos que se encontram, saindo de si para se solidarizar.

O papa Francisco lembra-nos que se muda o mundo “com o serviço e saindo ao encontro do outro como Maria fez e como fazem muitas mulheres na Igreja. As mulheres corajosas que existem na Igreja são como Nossa Senhora. Essas mulheres que levam adiante a família, a educação dos filhos e enfrentam tantas adversidades”. São aspectos importantes do Evangelho de hoje: sair para servir com alegria. Eis a missão da “Igreja em saída”.

Pe. Nilo Luza, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar