2 de outubro – DOMINGO 27º DO TEMPO COMUM | Paulus Editora

O Domingo
2 de outubro – DOMINGO 27º DO TEMPO COMUM

O ESPELHO DA FÉ 

Espelho, do latim speculum. Palavra áspera e, ao mesmo tempo, atraente, seu som ressoa feito sino de igreja. Faz-me recordar os “benditos” cantados pelas senhoras devotas do interior do Ceará, onde nasci; quando, nas trezenas de Santo Antônio, misturavam um português arcaico, meio latim, à variedade linguística do lugar. Ao final de cada “glória ao Pai”, entoavam um é de secular, saeculorum, amém”. Aquilo tudo era tão sonoro, que a dureza do latim se tornava aveludada.

De “espelho” – speculum – deriva o substantivo feminino “consideração”, que, por sua vez, significa literalmente o ato de “olhar o conjunto de estrelas” (sidus-sideris). Contemplemos, pois, o Evangelho de hoje na perspectiva de um conjunto de estrelas, consideremos a fé e o serviço.

Fé, palavra pequena e de tanto valor. Inspira coragem e amor. Após a experiência profunda do encontro com Jesus Cristo, os primeiros discípulos se lançaram com inteireza na vivência do Evangelho. Sua experiência de fé estava entrelaçada ao mundo da vida. A vida como é, e também a vida na dimensão do mistério, que ultrapassa nossas especulações, nesse espelho que vê apenas o que passa. Como ensinou o apóstolo Paulo, agora vemos por espelho, depois veremos face a face (1Cor 13,12).

Somos, pois, chamados a testemunhar nossa fé com o mesmo dinamismo dos primeiros discípulos. De nada adiantaria o “depósito da fé”, os compêndios e tratados, se estes não tocassem a vida e as coisas e não nos fizessem tocar o céu desde já. Aliás, o verbo “tocar” tem que ver com afeto. Daí a dimensão do serviço. O papa Francisco tem insistido em um serviço pastoral que leve em conta as linguagens do amor: a linguagem da cabeça, do coração e das mãos. Na harmonia entre as três, o Reino de Deus acontece.

Que o espelho da fé, tão pequeno, considerando a grandeza do mistério, nos inspire a fazer a vontade de Deus no hoje de nossa história.

Pe. Antonio Iraildo Alves de Brito, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar