1º de janeiro – Santa Maria, Mãe de Deus | Paulus Editora

O Domingo
1º de janeiro – Santa Maria, Mãe de Deus

A PAZ, SOB O OLHAR DE MARIA

Iniciamos novo ano sob o olhar materno de Maria – que a liturgia celebra com o título de Mãe de Deus. O olhar materno de Maria desperta esperança consistente diante das perspectivas de vida que se renovam.

As enormes desigualdades sociais presentes em nosso país, resultantes de heranças históricas geradoras de exclusão, requerem a ousadia inovadora de políticas de cooperação, não de competição. Em meio aos desafios do tempo presente, o olhar materno de Maria nos incentiva a buscar caminhos de remoção de atitudes excludentes – alimentadas por discursos agressivos, especialmente nas redes sociais –, cuidando uns dos outros e da criação.

A paz anunciada neste primeiro dia do novo ano convoca-nos para sermos promotores da cultura do cuidado. Cada um de nós é chamado a promover a harmonia no ambiente onde se encontra. Não há como ficar indiferentes à crescente espoliação do planeta e à histórica precarização das condições de vida de nosso povo. Paz não é apenas ausência de guerra, mas realidade criada com base em escolhas que propiciam o bem viver a todos. Essa paz tão sonhada vem sendo inibida pelo egoísmo de quem vê no outro um competidor a ser enfrentado.

O Evangelho lança luzes para quem decide percorrer novo caminho, não de competição, mas de cooperação; não de acúmulo, mas de partilha. Os pastores, apressados, foram ao encontro de Maria, José e o menino, anunciando o que os anjos haviam dito: o recém-nascido é o Salvador! Maria “guardava essas coisas e as meditava no coração” (v. 19). Ela nos ajuda a compreender como somos chamados a acolher o evento do Natal: não superficialmente, mas no coração.

Os pastores descritos no Evangelho foram construtores de pontes – tão necessárias hoje como foram no início do cristianismo. Assim como eles receberam primeiro a Boa Notícia (Evangelho), também foram os primeiros a anunciar a chegada do Salvador. Sejam de inspiração para nós, diante dos desafios que se nos apresentam.

Que a Rainha da Paz, a Mãe de Deus, nos ajude a ser construtores de paz. Sob seu olhar materno, tenhamos todos a disposição de percorrer um caminho mais sintonizado com o Evangelho de Jesus ao longo deste ano que se inicia!

Pe. Darci Luiz Marin, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar