1º de dezembro – 1º DOMINGO DO ADVENTO | Paulus Editora

O Domingo
1º de dezembro – 1º DOMINGO DO ADVENTO

VIGILÂNCIA E ORAÇÃO 

Vigilância é o que nos pede este 1o domingo do Advento: “Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis. Ficai atentos e orai” (Lc 21,34.46).

O Evangelho anuncia a vinda do Senhor no final dos tempos. Em meio a eventos desoladores, Jesus é a proteção segura dos que o seguem, incentivando-os a não ter medo. O que sustenta essa promessa é a sua segunda vinda. Nas grandes crises, nas quais parece não haver saída, é fundamental recuperar o ânimo e levantar a cabeça com coragem e confiança (cf. v. 28).

Para não sermos pegos distraídos ou dormindo, somos convidados a estar vigilantes. Não nos é facultado ser cristãos adormecidos e sem entusiasmo no anúncio e testemunho do Evangelho. A autorreferencialidade impede que vislumbremos horizontes mais amplos e nos deixa estacionados entre duas concorridas estações, denunciadas pelo papa Francisco: a comodidade mundana e a mediocridade espiritual. Nisso é preciso vigiar!

A tentação de acostumar-nos a buscar o próprio conforto, tornando-nos indiferentes ao próximo, está sempre à espreita. Com isso perdemos de vista o horizonte do ser cristão: sair do próprio eu para pôr-se a serviço do outro em suas necessidades. Em vez do serviço ao Evangelho, não raro se busca empreender lucrativo comércio em seu nome. A vigilância sobre a “comodidade mundana” é necessidade constante na vida de quem se propõe seguir Jesus, do jeito dele e não do próprio.

Para superar a tentação da “mediocridade espiritual”, o remédio é a oração: “Orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar e ficardes de pé” (v. 36). Sem oração não se vai longe!

Advento é sinônimo de espera ativa e vigilante. É início de tempo novo. Preparar o Natal requer empenho pessoal e comunitário, para que os males que asfixiam o bem comum sejam afastados do meio de nós. Há uma expressão bonita, que se repete neste tempo: “Vem, Senhor Jesus!” Com o pensamento no presépio e no Natal, vigilantes e confiantes, damos especial sentido à nossa oração ao invocar: “Vem, Senhor Jesus!”

Pe. Darci Luiz Marin, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar