16 de outubro – DOMINGO 29º DO TEMPO COMUM | Paulus Editora

O Domingo
16 de outubro – DOMINGO 29º DO TEMPO COMUM

A JUSTIÇA DE DEUS

Um homem possuía um cavalo bonito e forte. Sustentava a família à custa da força do animal, que puxava carroças, atendendo a serviços na região. Certo dia, chamado para recolher restos do jardim de uma casa, foi recebido pelo caseiro, que, admirado com o cavalo, logo perguntou seu nome. O dono respondeu: “O nome dele é Titã”. “Nossa, que cavalo poderoso!”, exclamou o outro. O homem retrucou: “Poderoso só há um, e este é Deus!” Seguiu-se longo silêncio.

De fato, poderoso é Deus. Ocorre que seu poder é diferente do poder da força. O poder dele é o amor. Amor incondicional.  Na parábola do Evangelho de hoje (Lc 18,1-8), há duas forças bem desiguais: uma viúva injustiçada e um juiz que não temia a Deus nem respeitava as pessoas. Em meio a esse conflito, estão a coragem da viúva e seu tenaz e insistente apelo por justiça. Neste ponto o poder do juiz é comparável à força do cavalo referido acima: poderoso só há um. A justiça vem de Deus. Aliás, como diz o ditado popular: “A justiça de Deus tarda, mas não falha”.

A parábola tem o objetivo de ensinar a comunidade de fé a não desistir diante das adversidades e das injustiças dos malvados. A insistência e a coragem da viúva são o combustível para que ela não desanime. A viúva é a imagem de uma Igreja firme e perseverante, que não se curva aos que se gabam do próprio poder e impõem fardos pesados aos pobres.

Na verdade, a parábola é, acima de tudo, um convite a pensarmos na qualidade de nossas orações. É oportuno meditarmos sobre a concepção que temos de Deus. Há quem insista em um Deus punitivo, de dedo em riste, pronto para nos condenar. Quando fazemos a experiência de sua misericórdia por nós, não desistimos mesmo em face das situações mais difíceis, porque levamos em nós a força da esperança.

Como afirmou sabiamente o dono do cavalo Titã: “Poderoso é Deus!” E é nesse poder amoroso que pautamos nossa vida. À semelhança da viúva, nossas orações e atitudes sejam contundentes, para que a justiça aconteça e o bem se realize.

Pe. Antonio Iraildo Alves de Brito, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar