15 de outubro – 28º DO TEMPO COMUM | Paulus Editora

O Domingo
15 de outubro – 28º DO TEMPO COMUM

CONVIDADOS AO BANQUETE DO REINO

Jesus conta uma parábola aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo para falar do Reino de Deus. Aqui Deus é imaginado como um rei. Os primeiros convidados fizeram pouco caso do convite. Cada qual apresentou sua desculpa: um foi para seu campo; outro, para seus negócios; outros, ainda, hostilizaram os empregados do rei. Ninguém se dignou a participar do banquete.

A sala ficou cheia quando os empregados foram às encruzilhadas e convidaram maus e bons. O convite é aberto a todos, maus e bons. Mesa cheia de convidados é motivo de muita alegria e festa!

Provavelmente Jesus participou de refeições junto com os camponeses contemporâneos seus e, com base nessa experiência, falava-lhes do Reino de Deus. O Reino de Deus assemelha-se a um banquete onde todos podem partilhar do fruto do trabalho de cada um.

A parábola nos revela que é necessário ir além dos caminhos de Jerusalém – já que os “da casa” tinham outras prioridades. Dispor-se a ir às periferias, como tanto insiste o papa Francisco. A proposta do Reino anunciado por Jesus é dirigida a todos os povos, sem discriminação, mas exige comprometimento – o “traje de festa”. Entra no Reino quem acolhe o gratuito convite do rei e veste a roupa da nova mentalidade.

O Reino de Deus assemelha-se a um banquete onde todos podem participar e se alegrar. Onde há comida farta. Onde não há discriminação nem preconceito. Onde todos buscam conviver em harmonia. Onde existe comida partilhada, existe a festa, a alegria, a convivência amiga e fraterna. Cada um decide se participa do banquete de todos, maus e bons, ou se prefere cuidar do “seu campo” e do “seu negócio”.

O Deus de Jesus não está acima de tudo, mas está presente no ser humano. Ele se aproxima decididamente das fragilidades e carências da humanidade. Jesus nos revela um Pai que se aproxima e acolhe o pecador, abaixa-se para levantar o caído e desprezado. O Deus de Jesus convida a todos ao banquete do Reino, e a condição para dele participar é dispor-se a assumir nova mentalidade.

Pe. Nilo Luza, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar