15 de junho: Corpus Christi | Paulus Editora

O Domingo
15 de junho: Corpus Christi

AMOR QUE ALIMENTA

Celebrar a solenidade do Corpo de Cristo é celebrar o amor de um Deus que se doa, que se faz alimento para saciar a fome do corpo e da alma.

O ser humano, de fato, não tem somente fome de pão material. Sem o alimento material ninguém vive, mas a fome mais profunda é a fome de amor, de vida, de eternidade.

Seguir Jesus é alimentar-se dele. Comer sua carne e beber seu sangue é assimilar seu jeito de ser, de pensar e de agir. E a comunhão de que participamos, na eucaristia, é o compromisso que assumimos de nos deixarmos alimentar por Jesus e, como seguidores dele, ajudarmos a saciar a fome do mundo.

Para a grande fome do mundo, existe todo tipo de comida. Há quem se alimente de dinheiro, de poder, de prestígio, e quanto mais come, mais fome sente. É comida que intoxica, envenena. É comida ilusória, da escravidão, que, como o maná do deserto, não sacia a fome de verdade e mantém a pessoa refém da morte. O alimento verdadeiro e libertador é o próprio Jesus, pois “a essência de seu alimento é o amor, tal como expressou o papa Francisco numa homilia.

De fato, quem assimila Jesus alimenta-se da sua essência, que é o amor de Deus. Amor doado aos outros, amor que vai em busca dos que têm fome de pão e carinho, amor que constrói novas relações, amor de quem se faz irmão, amor que se leva para a eternidade.

Que a solenidade de hoje nos ajude a reconhecer nos famintos do mundo a imagem do próprio Deus. Firmes na fé, alimentados por Jesus, elevamos a ele nossa ação de graças. E continuamos a comungar o seu corpo, no compromisso de ajudar as pessoas a trabalhar pelo alimento do corpo e serem saciadas pela eternidade.

Pe. Paulo Bazaglia, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar