13 de agosto – 19º DO TEMPO COMUM | Paulus Editora

O Domingo
13 de agosto – 19º DO TEMPO COMUM

NÃO TENHAM MEDO

Ventos contrários e fortes sempre sopraram sobre a barca dos seguidores de Jesus. Como aos discípulos então, também a nós podem sobrevir ondas violentas e deixar-nos à deriva, sem rumo, “ao sabor dos ventos”.

O Mestre, no entanto, quer que cheguemos sempre além, ao outro lado do mar. E ir além requer a coragem de enfrentar o desconhecido, os mares aparentemente calmos que podem revelar as forças do mal e fazer sofrer a comunidade dos seguidores.

Mas o Senhor Ressuscitado, embora não esteja visível em carne e osso entre nós como então, nunca deixará de nos acompanhar. O problema, portanto, não são tanto as forças contrárias ao projeto de Jesus, que as comunidades enfrentam e enfrentarão sempre. O problema maior é a falta de fé, que leva à falta de ânimo e de coragem. Afinal, o que significa para uma comunidade ter fé no Senhor, que caminha sobre o mar, que está acima de todo e qualquer poder maléfico?

Ainda que ouçamos a palavra de Jesus, como Pedro, não conseguiremos vencer o poder do mal se o medo falar mais alto. Quando tiramos nossa atenção de Jesus e damos espaço ao medo, Jesus passa a ser para nós apenas um fantasma, uma miragem, uma aparição sem sentido. O medo, então, faz afundar nos problemas e conflitos, fechando a pessoa e a comunidade em si mesmas. Sobre isso, vale recordar as palavras do papa Francisco: “Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada, por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e pela comodidade de se agarrar às próprias seguranças” (Evangelii Gaudium, n. 49).

O Filho de Deus, afinal, revela-se como o companheiro de jornada, o defensor dos fracos, o Irmão Maior que nos acompanha na missão e nos dá forças para superar os mares de maldade, injustiça e tribulações.

Com fé e coragem, chegaremos com ele ao outro lado, mais além, onde nos espera a terra de vida mais digna, partilhada e fraterna. Não tenhamos medo, portanto, pois é ele mesmo, nosso Mestre e Senhor, que assim o quer.

Pe. Paulo Bazaglia, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar