07 de maio – 5º DOMINGO DA PÁSCOA | Paulus Editora

O Domingo
07 de maio – 5º DOMINGO DA PÁSCOA

A PARTIDA DE JESUS

Toda partida é um parto, e todo parto dói. Mas de todo parto, finalmente, espera-se a vida.

O contexto do Evangelho deste domingo tem que ver com isto: partir. Jesus está reunido com os apóstolos na última ceia e ali aproveita para falar-lhes de assuntos importantes, entre os quais a instrução de que o seu tempo neste mundo se abrevia e ele terá de voltar para o Pai (Jo 13,31-33). A declaração deixa os discípulos desconcertados, tristes e desanimados, porque consideram tais palavras como o fim de tudo. Embora o Mestre tenha ensinado, tantas vezes, sobre a realidade do Reino de Deus e ministrado a lição do lava-pés, eles persistem em ideais triunfalistas, daí a atmosfera tensa.

Percebendo a agitação que se instalara, Jesus insiste para que seus seguidores ampliem a visão sobre a vida e sobre as coisas e, desse modo, superem a tristeza e o apego ao meramente passageiro. Ele é transparente com os apóstolos e deixa claro que, apesar de tudo que vai ocorrer – traição, negação e cruz –, o amor jamais acabará. Para poderem assimilar tal ensinamento, porém, eles precisam estar unidos a Jesus, caminho, verdade e vida: “Não fiqueis perturbados. Crede em Deus e crede em mim” (Jo 14,1).

À semelhança dos apóstolos, nós também temos dificuldade de lidar com o fim. O fim, aqui, é entendido como qualquer realidade que nos envolve e a qual precisamos deixar – sendo sua maior expressão a inevitabilidade da morte, o fim definitivo. Só podemos responder à finitude e enfrentá-la a contento mediante a alegria viva das relações, que a transforma em outra coisa. Não é tarefa fácil! Daí decorre a importância de a comunidade caminhar unida ao Ressuscitado.

Entre um parto e outro, seguimos a travessia. Percorremos caminhos de sofrimento, tensões sociais, políticas e, sobretudo, existenciais. Nessa travessia, preparamo-nos para a Jerusalém celeste, nossa pátria definitiva. O Espírito Santo, que delicadamente conduz a história, nos impulsione, como comunidade eclesial, a viver a alegria, a verdade, a justiça e a paz.

Pe. Antonio Iraildo Alves de Brito, ssp


O Domingo

É um periódico que tem a missão de colaborar na animação das comunidades cristãs em seus momentos de celebração eucarística. Ele é composto pelas leituras litúrgicas de cada domingo, uma proposta de oração eucarística, cantos próprios e adequados para cada parte da missa e duas colunas, uma reflete sobre o evangelho do dia e a outra sobre temas relacionados à vida da Igreja.

Assinar