06 de março – 1º DOMINGO DA QUARESMA | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
06 de março – 1º DOMINGO DA QUARESMA

SER PLENO DO ESPÍRITO

O Evangelho de hoje realça que Jesus foi conduzido ao deserto “pleno do Espírito Santo”. O mesmo Espírito que desceu sobre ele quando “o céu se abriu” (Lc 3,21) o acompanha agora. Afastando-se do Jordão, onde fora batizado, Jesus é movido deserto adentro e será “posto à prova”. Não é, contudo, um teste solitário. Ele está em íntima relação com o Pai, vai ao deserto fazer o caminho que o povo de Deus também teve de percorrer (Dt 8,2).

O deserto, na Bíblia, significa abandono e distância de Deus, bem como o lugar onde habitam os demônios. Mas é também o espaço em que Deus pode se manifestar. Por conseguinte, o deserto adquire múltiplos significados, e certamente Lucas não podia se furtar a essa imagem, tão presente no imaginário de seus interlocutores (comunidade de judeus e gentios que aderiram a Jesus Cristo).

Ir ao deserto, portanto, é intensificar a experiência de Deus e firmar as opções fundamentais. Lucas deixa claro que Jesus não está sozinho, tampouco abandonado. Mais tarde, no momento da cruz, ao completar seu caminho rumo a Jerusalém, naquela hora em que tudo parecerá vazio, quando tudo será dor, seu grito ecoará confiança, e não desespero: “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito” (Lc 23,46). Assim como Israel foi conduzido no deserto pela nuvem, aqui o mesmo é dito em relação ao Espírito. A nuvem conduzia Israel. O Espírito conduz Jesus e o novo povo de Deus.

Israel foi tentado no deserto. Jesus também. O Filho de Deus, porém, optou pela fidelidade ao projeto do Pai, não foi egoísta e venceu todas as tentações que tiram a dignidade humana. Nós também somos tentados a todo momento. O Evangelho nos ensina que qualquer ser humano, deixando-se conduzir pelo Espírito, assim como Jesus, é também capaz de vencer as tentações. Deixemo-nos, pois, guiar pelo Espírito e, nestes tempos difíceis que atravessamos, nossa ação seja de acolhida e compaixão para com os que sofrem e estão caídos no deserto da vida.

Pe. Antonio Iraildo Alves de Brito, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar