4 de dezembro: 2º Domingo do Advento | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
4 de dezembro: 2º Domingo do Advento

UMA VISITA MUITO ESPECIAL

Quando tem um amor ausente e aguarda a sua volta, o coração de quem espera fica ansioso. De tanto aguardar, vive como que a antecipação da alegria. A plenitude se dá no dia da chegada. O mesmo se pode dizer de uma mulher grávida: ela faz o pré-natal, prepara o enxoval, acompanha todo o desenvolvimento da gravidez e espera ansiosa o dia do nascimento do filho. O grande dia!

No Advento, quem chega é Jesus, o esperado. Estamos aguardando sua vinda, por isso este é um tempo de preparação. Daí a figura de João Batista na liturgia de hoje, anunciando com ousadia a vinda do Senhor e denunciando com coragem os que vivem uma fé de aparência e oprimem os pequenos. O reino de Deus que se aproxima exige mudança de atitude.

Nesse sentido, preparar a vinda do Senhor é olhar para dentro de nós mesmos e dar-nos conta do que deve ser mudado. E, mais que isso, é olhar em nossa volta e perceber que o mundo não está de acordo com o projeto de Deus.

Advento é transformação por meio da preparação do caminho do Senhor. Quem espera o Cristo não concorda com um mundo violento, que desrespeita os direitos das crianças.

Ele nos visita quando as crianças são compreendidas e protegidas. Quando são bem cuidadas e não passam fome nem frio. Quando se alimentam dignamente, moram em casas confortáveis, estudam em escola de qualidade e usufruem tempo suficiente para brincar. E, acima de tudo, quando ninguém lhes impõe medo.

A visita especial ocorre quando se respeita o direito e a identidade dos jovens. Quando lhes são oferecidas oportunidades de desenvolvimento profissional e de realização de seus sonhos. Quando
eles têm referências na vida e guiam seus sonhos com valores consistentes. A visita se dá quando nenhuma droga destrói a esperança da juventude.

A visita chega quando a família, a sociedade e o Estado cuidam de seus idosos, garantindo-
lhes o direito à vida. Quando o poder público assegura ao idoso condições de vida digna, com respeito à sua liberdade e autonomia.

A visita chega quando endireitamos as veredas do caminho do Senhor. Quando cuidamos da vida. Esse cuidado passa por todos os estágios da vida humana e pela proteção da criação de Deus em geral. O Advento é espaço de gestação de um novo tempo na terra. Vem, Senhor Jesus!

Pe. Antonio Iraildo Alves de Brito, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar