29 de junho – SÃO PEDRO E SÃO PAULO | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
29 de junho – SÃO PEDRO E SÃO PAULO

PEDRO E PAULO: FIÉIS TESTEMUNHAS DE CRISTO

A celebração litúrgica dos Santos Pe­dro e Paulo é conhecida desde o século III. Isso mostra que a Igreja vem mantendo grande consideração e estima por esses dois arautos da fé em Cristo e modelos de intensa vida missionária.

Pedro teve uma experiência direta com Jesus, desde quando este o chamou para compor o grupo dos apóstolos. Pescador de profissão, acompanhou Jesus por toda parte, assimilando seus ensinamentos e observando a maneira como ele vivia e tra­tava as pessoas. Logo percebeu que Jesus veio para todos, sem discriminar ninguém; viveu entre nós a fim de salvar o mundo in­teiro. Em dado momento, Jesus convidou Pedro a coordenar sua comunidade: “Você é Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja” (Mt 16,18). O apóstolo leva­rá a sério o serviço recebido, para o qual contará com a colaboração dos demais seguidores de Cristo. Por sua fidelidade no seguimento ao seu Mestre e Senhor, Pedro sofreu tribulações de vários gêneros e, no fim, o martírio, em Roma.

Paulo, conhecido e temido por perse­guir os cristãos, mudou radicalmente de comportamento a partir de seu encontro com Cristo, perto de Damasco. Especialista em Sagrada Escritura, repleto de fé e cora­gem, realizou longas viagens missionárias, formando e animando comunidades cris­tãs. Anunciou o Evangelho de Deus a todos os povos, enfrentando inúmeros obstácu­los e constantes perseguições. Sentia-se de fato chamado a ser apóstolo de judeus e não judeus: “Eu fui constituído pregador e apóstolo – digo a verdade, não minto –, doutor das nações, na fé e na verdade” (1Tm 2,7). À semelhança de Pedro, também Paulo chegou aos “confins do mundo”, testemu­nhando o Cristo, pelo qual entregou a vida. Segundo antiga tradição, Paulo morreu de­capitado, em Roma, sob o imperador Nero.

Pedro e Paulo são exemplos de fide­lidade incondicional a Jesus, nosso Se­nhor. Além do testemunho de vida, os dois nos deixaram alguns escritos, conhe­cidos como cartas ou epístolas. As duas cartas de Pedro e as várias cartas de Paulo continuam alimentando as comunidades cristãs de todos os tempos e lugares.

Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar