28 de maio: Ascensão do Senhor | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
28 de maio: Ascensão do Senhor

COMUNICAR ESPERANÇA E CONFIANÇA

Neste domingo da Ascensão do Senhor, a Igreja celebra o 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais com o tema, escolhido pelo papa Francisco: “‘Não tenhas medo, que eu estou contigo’ (Is 43,5). Comunicar esperança e confiança no nosso tempo”.

A mensagem do papa para esta ocasião considera que uma das maneiras de contar a história do mundo é por intermédio das informações divulgadas pelos diversos veículos de comunicação. Ressalta, então, como é importante narrar essa história segundo a lógica da boa notícia. Isto não significa, evidentemente, negar os acontecimentos trágicos e tristes. A questão que preocupa, atualmente, é o predomínio de notícias negativas que provocam, no indivíduo e na sociedade, sensação de insegurança e medo.

De fato, são inúmeras as notícias com teor negativo e com forte dose de sensacionalismo que nos chegam diariamente por meio de jornais, de revistas, da televisão, do rádio e da internet. Tais informações indicam que o mal é, infelizmente, mais espetacular e ruidoso que o bem e, por conseguinte, mais vendável, mais comercial, mais lucrativo para os meios de comunicação.

Cabe a nós, cristãos, escutar a voz de Jesus ressuscitado, que nos envia a anunciar, sem medo, as “boas notícias” oriundas de suas palavras e de seus gestos. Faz parte de nossa missão difundir também informações referentes às iniciativas audaciosas, que encontramos na sociedade, a favor da justiça, da paz e da solidariedade e a outras ações que contribuem para a construção de um mundo mais humano e fraterno. Nessa perspectiva será possível suscitar, no nosso tempo, a confiança e a esperança que Jesus nos veio trazer.

* * *

“A esperança é a mais humilde das virtudes, porque permanece escondida nas pregas da vida, mas é semelhante ao fermento que faz levedar toda a massa. Alimentamo-la lendo sem cessar a boa notícia, aquele evangelho que foi ‘reimpresso’ em tantas edições nas vidas dos santos, homens e mulheres que se tornaram ícones do amor de Deus. Também hoje é o Espírito que semeia em nós o desejo do Reino, através de muitos ‘canais’ vivos, através das pessoas que se deixam conduzir pela boa notícia no meio do drama da história, tornando-se como que faróis na escuridão deste mundo, que iluminam a rota e abrem novas sendas de confiança e esperança” (papa Francisco).

Pe. Valdir José de Castro, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar