28 de janeiro – 4º Domingo do Tempo Comum | Paulus Editora

O Domingo – Palavra
28 de janeiro – 4º Domingo do Tempo Comum

ACOLHER E SEGUIR OS ENSINAMENTOS DE JESUS

O Evangelho deste dia continua o de domingo passado. Jesus, junto com os discípulos que escolheram segui-lo, chega a Cafarnaum, uma pequena aldeia à beira do mar da Galileia. Ele ensina na sinagoga num dia de sábado. Segundo o relato de Marcos, as pessoas respondem ao ensino de Jesus com espanto, notando a autoridade dele e contrastando-a com a atitude dos escribas.

Tal contraste se evidencia ainda mais quando algo surpreendente acontece: um homem possuído por um espírito imundo dirige-se a Jesus. Como vemos nesse exemplo e em todo o Evangelho de Marcos, os espíritos e demônios sempre são os primeiros a reconhecer o Cristo e têm medo dele, em contraposição com os discípulos, que andam com o Mestre, mas ainda não discernem quem ele é. Como vamos ouvir repetidas vezes no decorrer deste ano litúrgico, Jesus sempre ordena que o espírito se cale e o expulsa do ser humano.

A habilidade de Jesus para curar os possessos é uma indicação de seu poder sobre o mal. Naquela época, em que a ciência ainda não era tão desenvolvida, as doenças eram costumeiramente entendidas como manifestações do mal e do pecado. A possessão por espíritos impuros pode ter sido uma forma de descrever tanto o que hoje chamamos de doença mental quanto certos tipos de condições físicas. Atualmente, nossa compreensão da doença e das deficiências é muito diferente.

Há evidências de que realmente existiam muitos tipos de exorcistas e curandeiros na Palestina do tempo de Jesus. Embora pudesse ser confundido com um desses, o Mestre, diferentemente deles, cura com autoridade única e conecta suas atividades curativas com as palavras de sua pregação, remetendo, assim, toda sua obra e atividade ao Pai.

Essa obra de cura realizada por Jesus, na qual a multidão vê e confirma sua autoridade, é um chamado para que firmemos nosso seguimento dele como nosso Senhor e nos comprometamos com sua pessoa, descobrindo sua verdadeira identidade de Filho (Santo) de Deus. Como discípulos e discípulas, somos também convidados, mediante nossa fé, a praticar boas ações pelas quais o nome de Jesus possa se espalhar por todo o mundo.

Christian Dino Batsi, ssp


O Domingo – Palavra

O objetivo deste periódico é celebrar a presença de Deus na caminhada do povo e servir às comunidades eclesiais na preparação e realização da Liturgia da Palavra. Ele contém as leituras litúrgicas de cada domingo, proposta de reflexão, cantos do Hinário litúrgico da CNBB e um artigo que trata da liturgia do dia ou de algum acontecimento eclesial.

Assinar